
Quem viveu nos anos 80 deve se lembrar o seriado A Supermáquina – “Knight Riders”, no qual um carro fazia quase tudo sozinho, com a ajuda apenas de computadores. Passados 30 anos, a Bosch está tornando essa ficção científica em realidade, com a construção de veículos equipados com tecnologia que permite a direção autônoma, em algumas situações, como congestionamentos ou dentro de um estacionamento, por exemplo. Essas tecnologias foram apresentadas durante a CES Internacional, em Las Vegas, que ocorreu na semana passada.
Desde o ano de 2011, a empresa tem trabalhado no desenvolvimento da direção autônoma em Palo Alto, na Califórnia, e em Abstatt, na Alemanha. As equipes desses centros podem contar com uma rede mundial de mais de 500 engenheiros voltados ao desenvolvimento de sistemas de assistência ao motorista. Esse esforço vem para amenizar o número de mortes no trânsito, que tem o erro humano como causa em 90% das vezes.
A frenagem assistida é outra tecnologia que garante a segurança do veículo, já que estudos apontam que na Alemanha até 72% da s colisões traseiras que provocaram mortes, poderiam ter sido evitadas se todos os carros estivessem equipados com o sistema de frenagem de emergência preditivo. Os motoristas também podem atingir seus destinos de maneira segura e com menos estresse usando o sistema de congestionamento Bosch. Em velocidades de até 60 km/h, o assistente freia automaticamente no tráfego intenso, acelera e mantém o curso do veículo na rodovia.
A direção autônoma envolve cada aspecto do carro e exige um know-how abrangente de sistemas. Ele se baseia em sensores com tecnologia de radar, vídeo e produtos que a Bosch tem fabricado há muitos anos. “Os sensores são os olhos e os ouvidos que permitem que os veículos percebam seu ambiente”, garante Dr. Drik Hoheisel, membro da diretoria mundial da Robert Bosch GmbH. Um software potente e computadores processam as informações coletadas e garantem que o veículo se desloque no trânsito de forma segura e com maior eficiência de combustível.
Na medida em que os veículos assumem cada vez mais tarefas, sistemas de segurança como freios e de direção, devem atender requisitos especiais. Caso um destes componentes falhe, um procedimento é necessário para assegurar a sua frenagem. O iBooster e o sistema ESP são projetados para frear o carro – independentemente um do outro – sem que o motorista precise intervir.

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.