
A Bridgestone Corporation está trabalhando numa nova tecnologia que vai estimar o desgaste dos pneus e sua profundidade restante. A empresa explica que esse sistema é baseado no conceito inovador denominado CAIS (Contact Area Information Sensing ou sensoriamento de informações da área de contato), e irá possibilitar que o usuário identifique o momento mais adequado para a substituição dos pneus, proporcionando, assim, uma melhor experiência de condução.
De acordo com a explicação, com o passar do tempo, os pneus ficam desgastados e perdem a capacidade de tração em pisos molhados pode diminuir, aumentando o potencial de ocorrências causadas pela pouca aderência ao solo. Além disso, um pneumático que esteja desgastado de forma irregular ou desigual corre maior risco de causar um mau funcionamento no veículo.
A tecnologia funciona por meio de sensores ligados ao interior dos pneus, possibilitando assim, colher as informações sobre as alterações na banda de rodagem durante a condução do veículo. Em seguida, o dispositivo realiza uma estimativa em tempo real das condições de desgaste do pneu, e consequentemente, proporcionar ao motorista a hora exata do rodízio ou da troca dos componentes.
Assim, a Bridgestone espera ajudar os clientes a reduzir custos ao mesmo tempo em que proporciona uma condução mais segura dos veículos. A empresa continua a apoiar a segurança por meio do desenvolvimento de pneus e tecnologias inovadoras para a condução dos veículos.
Sobre a tecnologia:
(1) Sensores de aceleração equipados no interior dos pneus detectam curvas em bandas de rodagem de pneus. Esta informação é então transmitida para o equipamento analítico montado no veículo por meio de comunicações sem fios. O sistema do sensor é alimentado por um gerador também instalado no interior do pneu.
(2) Equipamentos analíticos montados nos veículos avaliam os dados transmitidos em tempo real para estimar o estado de desgaste dos pneus.
(3) Estimando o estado de desgaste dos pneus, a tecnologia permite que os consumidores possam substituir os pneumáticos antes de ficarem desgastados, e também ajuda-los a compreender melhor o tempo ideal do rodízio. No geral, esta tecnologia pode contribuir para uma experiência de condução mais segura e ajudar a reduzir os custos para os condutores.
Saiba mais em www.bridgestone.com.br

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.