
Ontem, 20 de janeiro, milhares de motoristas apaixonados comemoraram o Dia Nacional do Fusca. O modelo começou a ser fabricado no Brasil em 1959, com o nome de Volkswagen Sedan, teve a montagem encerrada em 1983 e voltou sete anos depois em 1993 para ser paralisada novamente em 1996, dessa vez permanentemente. Nesse período foram mais de 3 milhões de unidades fabricadas na fábrica de São Bernardo do Campo/SP, a primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha.
Antes do Gol, vendido a 27 anos, o Fusca tinha sido o carro mais vendido no Brasil pelo período de 24 anos consecutivos, combinando baixo custo de aquisição e manutenção duradoura. Mais de uma geração de brasileiros aprendeu a dirigir em um Fusca e optou por ele ao adquirir seu primeiro carro.
O Fusca foi concebido na década de 1930, pelo engenheiro austríaco Ferdinand Porsche, a pedido do governo da Alemanha com a marca Volkswagen, que em alemão, significa “carro do povo”, com a missão de popularizar o automóvel. Mundialmente, o Dia do Fusca é comemorado em 22 de junho, data em que Ferdinand Porsche assinou o contrato que deu início ao desenvolvimento e fabricação do Sedan, em 1934.
Dando continuidade à história, a Volkswagen reviveu o Fusca com nome de New Beetle em 1998, já construído sobre uma plataforma moderna, com tração dianteira e motor com refrigeração líquida, vendendo mais de 1 milhão de unidades até 2010. No Brasil era importado.
Em 2012 veio uma proposta mais moderna, porém, com design ainda mais próximo do Fusca antigo. Linhas mais esportivas, tecnologia de ponta, segurança, eficiência no consumo e baixo índice de emissões, esses são os atributos do Novo Fusca, criado em Wolfsburg e é importado até hoje no Brasil.
O Novo Fusca é mais ousado, esportivo e robusto, que apesar do DNA da marca, é o único modelo da Volkswagen atual com faróis redondos, inclusive com opção de bi-xenônio. O espaço interno mescla elementos clássicos com alta tecnologia.
Em compensação, o motor não tem nada de tradicional, é o mesmo que equipa do Jetta, o 2.0 TSI de 211 cv com desempenho extremamente esportivo e é altamente eficiente. A potência máxima é alcançada a partir de 5.100 rpm e o torque de 280 Nm, começa a ser atingido em 1.700 rpm. O câmbio DSG de dupla embreagem automático deixa o modelo ainda mais moderno e confortável.

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.