Jeep Renegade Trailhawk: novo motor turbo de 185 cv

Jeep Renegade Trailhawk: novo motor turbo de 185 cv

Tech Drive: Avaliação do Jeep Renegade Trailhawk: novo motor turbo de 185 cv. Não podemos negar que o Jeep Renegade encanta o consumidor brasileiro. E chegamos na linha 2022 com algumas evoluções significativas na gama, tanto na parte mecânica quando no visual. E a maior delas é a introdução do motor T270, um turbo flex, que substitui a versão diesel, que deixava o preço do modelo bem mais salgado com uma ótima autonomia.

 

Esse mesmo conjunto já vem sendo usado no Fiat Toro e em outros modelos da marca, sendo um 1.3 litro com 16V, construído com bloco de alumínio, o que reduz seu peso e esquenta mais rápido pela menor resistência à condução de calor.

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Vem equipado com a tecnologia MultiAir III da Stellantis, um sistema eletro-hidráulico que controla de forma flexível a duração e a elevação das válvulas de admissão, além de controlar a carga do motor sem gerar perdas de bombeamento e contribuindo para reduzir o consumo de combustível do motor em operações de baixa e média carga, segundo a explicação da engenharia da marca.

Outro destaque é a injeção direta de combustível dentro da câmara de combustão, com o ângulo dos injetores posicionados quase verticalmente a 23 graus, que ajuda na redução de emissões por conta do menor contato do spray com a parede do cilindro.

Jeep Renegade Trailhawk: novo motor turbo de 185 cv

Além disso, o turbocompressor de baixa inércia e volume de ar reduzido entre o compressor e o coletor de admissão proporciona uma resposta mais rápida do propulsor. Estes são alguns dos fatores que possibilitam uma potência máxima alcançada de 185 cv com uso do etanol e 180 cv com gasolina, sempre a 5.750 rpm.

Já o torque de 270 Nm, que dá o nome ao motor, equivale a 27,5 kgfm com ambos os combustíveis a 1.750 giros. Combinado ao motor está a transmissão automática de 9 velocidades e tração integral 4×4 com reduzida.

A versão Trailhawk permite até cinco modos de condução, que ajustam os parâmetros do motor, câmbio e bloqueio de diferencial traseiro conforme o tipo de piso e desejo do motorista. E as funções 4WD Low, que prioriza as relações mais curtas do câmbio automático, 4WD Lock, que faz o bloqueio do diferencial traseiro, e o Hill Descent Control, que mantém automaticamente a velocidade do veículo mesmo em descidas íngremes.

Entre outros equipamentos, o modelo conta com o Jeep Traction Control + como item de série, um sistema de controle de tração que atua em condições de piso de baixa aderência com o solo em uma das rodas. Outro detalhe é a frenagem autônoma de emergência (AEB), que faz um monitoramento contínuo do tráfego à frente, com sinais sonoros e acionamento do freio quando necessário.Jeep Renegade Trailhawk: novo motor turbo de 185 cv

O Novo Jeep Renegade traz ainda sistema multimídia com tela de até 8,4 polegadas com integração sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, além de carregador de celular por indução com novo resfriamento pela saída de ar-condicionado direcionada, evitando superaquecimento comum nesse tipo de dispositivo.

Jeep Renegade Trailhawk: novo motor turbo de 185 cv

Outros passageiros ainda podem carregar seus smartphones por meio das três entradas USB, sendo uma do tipo A e uma do tipo C no console central na frente e uma do tipo A para os passageiros do banco traseiro. Isso permite que o usuário possa usar o cabo mais adequado ao seu aparelho, sem a necessidade de adaptadores.

O ápice da robustez e aptidão para o fora de estrada segue mais valente do que nunca. A versão Trailhawk soma os itens da S e possui visual exclusivo, com rodas de 17” de liga-leve, pneus de uso misto exclusivos da versão e suspensão elevada, além de proteções off-road para cardan, câmbio e tanque de combustível, e o selo Trail Rated, que assegura sua aptidão para as trilhas mais exigentes.

Jeep Renegade Trailhawk: novo motor turbo de 185 cv

O quadro de instrumentos digital de 7” tem uma animação exclusiva, enquanto a cabine usa bancos em couro com costura vermelha, mesmo tom dos acabamentos dos alto-falantes e saídas de ar-condicionado laterais. O seletor com cinco modos de condução inclui a exclusiva configuração Rock (pedra), ideal para encarar grandes obstáculos, algo possível graças aos ângulos off-road extremos: são 30º de ataque, 22º de rampa e 32º de ângulo de saída. Ainda é possível adquirir como opcional teto solar elétrico panorâmico.

 

Ficha técnica

Motor 1.3, 16V, turbo, injeção direta, stema eletrohidráulico MultiAir III, com um eixo para as válvulas de escape
Combustível Gasolina ou etanol
Cilindrada 1.332 cm³
Potência 185 cv (E) / 180 cv (G) a 5.750 rpm
Torque 270 Nm a 1.750 rpm
Transmissão Automático de nove marchas à frente e uma à ré
Tração 4×4 sob demanda
Direção Elétrica com pinhão e cremalheira
Rodas e Pneus
Freios Comando: A pedal e transmissão hidráulica com ABS/ESC

Dianteiro: A disco ventilado (diâmetro de 305 mm) com pinça flutuante

Traseiro: A disco sólido (diâmetro de 278 mm) com pinça flutuante

Suspensões Suspensão dianteira

Tipo: McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores com geometria triangular e

barra estabilizadora

Suspensão Traseira

Tipo: McPherson com rodas independentes, links transversais/laterais e barra estabilizadora Amortecedores: Hidráulicos e pressurizados Elemento elástico: Molas helicoidais

Pneus 215/60 R17
Tanque de combustível 55 litros

 

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