
Tech Drive: Avaliação do Jeep Renegade Trailhawk: novo motor turbo de 185 cv. Não podemos negar que o Jeep Renegade encanta o consumidor brasileiro. E chegamos na linha 2022 com algumas evoluções significativas na gama, tanto na parte mecânica quando no visual. E a maior delas é a introdução do motor T270, um turbo flex, que substitui a versão diesel, que deixava o preço do modelo bem mais salgado com uma ótima autonomia.
Esse mesmo conjunto já vem sendo usado no Fiat Toro e em outros modelos da marca, sendo um 1.3 litro com 16V, construído com bloco de alumínio, o que reduz seu peso e esquenta mais rápido pela menor resistência à condução de calor.
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Vem equipado com a tecnologia MultiAir III da Stellantis, um sistema eletro-hidráulico que controla de forma flexível a duração e a elevação das válvulas de admissão, além de controlar a carga do motor sem gerar perdas de bombeamento e contribuindo para reduzir o consumo de combustível do motor em operações de baixa e média carga, segundo a explicação da engenharia da marca.
Outro destaque é a injeção direta de combustível dentro da câmara de combustão, com o ângulo dos injetores posicionados quase verticalmente a 23 graus, que ajuda na redução de emissões por conta do menor contato do spray com a parede do cilindro.
Além disso, o turbocompressor de baixa inércia e volume de ar reduzido entre o compressor e o coletor de admissão proporciona uma resposta mais rápida do propulsor. Estes são alguns dos fatores que possibilitam uma potência máxima alcançada de 185 cv com uso do etanol e 180 cv com gasolina, sempre a 5.750 rpm.
Já o torque de 270 Nm, que dá o nome ao motor, equivale a 27,5 kgfm com ambos os combustíveis a 1.750 giros. Combinado ao motor está a transmissão automática de 9 velocidades e tração integral 4×4 com reduzida.
A versão Trailhawk permite até cinco modos de condução, que ajustam os parâmetros do motor, câmbio e bloqueio de diferencial traseiro conforme o tipo de piso e desejo do motorista. E as funções 4WD Low, que prioriza as relações mais curtas do câmbio automático, 4WD Lock, que faz o bloqueio do diferencial traseiro, e o Hill Descent Control, que mantém automaticamente a velocidade do veículo mesmo em descidas íngremes.
Entre outros equipamentos, o modelo conta com o Jeep Traction Control + como item de série, um sistema de controle de tração que atua em condições de piso de baixa aderência com o solo em uma das rodas. Outro detalhe é a frenagem autônoma de emergência (AEB), que faz um monitoramento contínuo do tráfego à frente, com sinais sonoros e acionamento do freio quando necessário.
O Novo Jeep Renegade traz ainda sistema multimídia com tela de até 8,4 polegadas com integração sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, além de carregador de celular por indução com novo resfriamento pela saída de ar-condicionado direcionada, evitando superaquecimento comum nesse tipo de dispositivo.
Outros passageiros ainda podem carregar seus smartphones por meio das três entradas USB, sendo uma do tipo A e uma do tipo C no console central na frente e uma do tipo A para os passageiros do banco traseiro. Isso permite que o usuário possa usar o cabo mais adequado ao seu aparelho, sem a necessidade de adaptadores.
O ápice da robustez e aptidão para o fora de estrada segue mais valente do que nunca. A versão Trailhawk soma os itens da S e possui visual exclusivo, com rodas de 17” de liga-leve, pneus de uso misto exclusivos da versão e suspensão elevada, além de proteções off-road para cardan, câmbio e tanque de combustível, e o selo Trail Rated, que assegura sua aptidão para as trilhas mais exigentes.
O quadro de instrumentos digital de 7” tem uma animação exclusiva, enquanto a cabine usa bancos em couro com costura vermelha, mesmo tom dos acabamentos dos alto-falantes e saídas de ar-condicionado laterais. O seletor com cinco modos de condução inclui a exclusiva configuração Rock (pedra), ideal para encarar grandes obstáculos, algo possível graças aos ângulos off-road extremos: são 30º de ataque, 22º de rampa e 32º de ângulo de saída. Ainda é possível adquirir como opcional teto solar elétrico panorâmico.
Ficha técnica
Motor | 1.3, 16V, turbo, injeção direta, stema eletrohidráulico MultiAir III, com um eixo para as válvulas de escape |
Combustível | Gasolina ou etanol |
Cilindrada | 1.332 cm³ |
Potência | 185 cv (E) / 180 cv (G) a 5.750 rpm |
Torque | 270 Nm a 1.750 rpm |
Transmissão | Automático de nove marchas à frente e uma à ré |
Tração | 4×4 sob demanda |
Direção | Elétrica com pinhão e cremalheira |
Rodas e Pneus | |
Freios | Comando: A pedal e transmissão hidráulica com ABS/ESC
Dianteiro: A disco ventilado (diâmetro de 305 mm) com pinça flutuante Traseiro: A disco sólido (diâmetro de 278 mm) com pinça flutuante |
Suspensões | Suspensão dianteira
Tipo: McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores com geometria triangular e barra estabilizadora Suspensão Traseira Tipo: McPherson com rodas independentes, links transversais/laterais e barra estabilizadora Amortecedores: Hidráulicos e pressurizados Elemento elástico: Molas helicoidais |
Pneus | 215/60 R17 |
Tanque de combustível | 55 litros |

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.