Kia mostra tecnologia em novo motor e transmissão

A marca coreana Kia Motors apresenta ao público seu mais novo investimento em tecnologia: o motor “Kappa” 1.0 T-GDI (turbo a gasolina de injeção direta), que tem agendado produção em série no também novo Kia Cee’d GT Line.

Seguindo a tendência do downsizing, o T-GDI Kappa veio para garantir eficiência com redução de consumo e de emissões de poluentes. Sua configuração conta com 3 cilindros e segundo a engenharia da marca, traz injetores perfurados a laser, com seis furos individuais.

Eles explicam que ao invés de injetar convencionalmente a mistura ar-combustível dentro da câmara de combustão, os buracos perfurados a laser, dispostos em forma de pirâmide, permitem a mistura ar-combustível se espalhar por todo o cilindro. Apoiado por uma bomba de alta pressão, os novos injetores são capazes de fornecer pressão de injeção de combustível de até 200 bar.

Dessa maneira, o propulsor é capaz de entregar 120 cv de potência máxima e 172 Nm de torque. O novo 1.0 litro T-GDI equipará outros modelos da Kia no futuro.

Transmissão

O movo modelo Kia Cee’d GT 1.6 foi apresentado com uma nova transmissão DCT de sete velocidades, um conjunto de dupla embreagem, sendo que cada uma é equipada com um atuador para otimizar a capacidade de resposta. A engenharia da Kia Motors explica que a transmissão tem como meta melhorar a aceleração e a eficiência do combustível, de 3% a 5%, dependendo do modelo.

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Funciona da seguinte maneira: o próprio eixo permite ao sistema se envolver rapidamente com marchas pares, enquanto um eixo sólido opera em velocidades ímpares. Esta troca de marchas cruzada permite a entrega de potência contínua e mais eficientes.

Ainda de acordo com a explicação, o mecanismo permite que o eixo do DCT opere sequencialmente e o modelo antecipe a próxima marcha provável do motorista que necessita de aceleração ou frenagem, ou até ainda ‘pular’ imediatamente para qualquer um das sete marchas para frente (e atrás). Esta ação permite ao condutor manter o controle do veículo em todos os momentos.

Por conta do aumento de torque do motor, de 265 para 285 Nm, foi possível fazer que o DCT gerencie efetivamente as saídas de até 300 Nm, alcançando melhor equilíbrio entre o desempenho do motor e redução de consumo de combustível.

Outro ponto que foi focado foi a redução de ruído, vibração e aspereza (NVH), para isso o câmbio adota um amortecedor.

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