
O modelo pode ter estilo de carro de rallye, mas é no DNA do tradicional de Gol que ele se destaca, com motor 1.0 e muitos equipamentos
Competente, isso o Volkswagen Gol sempre foi. Robusto e de mecânica duradoura também. Cheio de versões, tem que ser, para atender diversos públicos, necessitados do mais vendido da marca. O VW Gol Track é uma entre tantas versões e pode ser encarado assim: tem cara de aventureiro e a alma de Gol. Ou seja, não vamos colocá-lo numa trilha porque tem roupagem de carro de rallye, mas porque é um legítimo Gol.
Andamos no modelo Track que tem, em princípio, uma cor no mínimo inusitada: amarelo, que já chama atenção quando passa. E um visual que também deixa olhares encantados, com preço que ajuda mais ainda: a partir de R$ 34.530,00. Todo equipadinho com direção hidráulica, ABS, airbags duplos dianteiros associados ao sistema de detecção de acidentes que, em caso de colisão, aciona as luzes de emergência e acende as luzes internas do carro.
Tem ainda o sistema ECO Comfort, que auxilia o motorista a guiar de forma econômica através de recomendações que aparecem no painel, lembrando para fechar as janelas quando o ar-condicionado estiver funcionando ou não acelerar quando o carro estiver parado, entre outros recursos. No habitáculo, materiais de primeira linha e muitos recursos para o motorista, como o colante multifuncional, como opcional, é claro, mas bastante útil. Vale lembrar que o ar condicionado também é opcional.
O propulsor também é reconhecido por aí: o 1.0 TEC Flex, capaz de entregar 76 cv com etanol e 72 com uso de gasolina, sempre a 5.250 rpm. O torque é de 10,6 Kgfm com etanol e de 9,7 kgfm quando abastecido com gasolina, ambos a 3.850 giros. Câmbio manual de cinco marchas. O câmbio também é um velho conhecido, o MQ200 de cinco marchas a frente e uma à ré, que tem como de costume um ótimo desempenho macio e de fácil engate.
Além da roupagem bonita, com estilo radical, uma característica foi realmente colocada em prática: a suspensão ganhou 23 mm a mais, e ajuda na hora de fugir dos buracos e lombadas do trajeto. Os pneus, no entanto são do tipo misto. Em compensação o sistema de freios ABS vem com EBD. O que no geral transmite uma confiança muito grande, inclusive se for colocado em terrenos tortuosos se sai muito bem.
FICHA TÉCNICA
MOTOR
Cilindrada 999 cm³
Potência 72cv (G) e 76cv (E) – 5.250rpm
Torque 9,7kgfm (G) e 10,6kgfm (E) – 3.850rpm
Taxa de compressão 12,7:1
Injeção eletrônica multiponto Bosch ME 17.5.24.
TRANSMISSÃO
Transmissão Manual de 5 velocidades
Relação de marchas
1ª – 4,167:1;
2ª – 2,300:1;
3ª – 1,433:1;
4ª – 0,975:1;
5ª – 0,776:1
ré – 3,182:1
diferencial- 4,929
DIREÇÃO
Direção Hidráulica
Diâmetro de giro 10,8
Voltas no volante de batente a batente 3
FREIOS Duplo circuito hidráulico em diagonal, servofreio a vácuo com ABS.
Dianteiros Disco de freio ventilado, diâmetro de 256mm
Traseiros Tambor de freio com regulagem automática, diâmetro de 200mm
SUSPENSÂO
Dianteira Suspensão independente, Mc Pherson com mola integrada com mola helicoidal e diâmetro da barra estabilizadora 20mm
Traseira Suspensão interdependente, Braço longitudinal com mola helicoidal
RODAS E PNEUS
Rodas 5J x 14
Pneus 175/70 R14

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.