
Tech Drive: Avaliação do Nissan Kicks Exclusive: mecânica, especificações e expectativas pelo facelift
É um SUV que vende e agrada pelo preço acessível, em 2024, por exemplo, registrou mais de 60 mil unidades comercializadas, e a tendência é que esse número fique mais robusto com a chegada da versão renovada do modelo.
Estamos falando do Nissan Kicks, que espera o facelift tanto do design quanto da mecânica, mas deve conviver ao lado da versão atual como modelo de entrada, com o nome de “Play”.
Testamos o modelo na configuração Exclusive, que tem um conjunto mecânico formado pelo motor 1.6 16V bicombustível, de quatro cilindros em linha e injeção multiponto. A taxa de compressão é de 10,7:1. Dessa forma, desenvolve potência de 110 cv a 5.600 rpm com gasolina e 113 cv a 5.600 rpm com etanol. O torque máximo é de 15,2 kgfm a 4.000 rpm com gasolina e 15,3 kgfm na mesma rotação com etanol.
Vem equipado com o câmbio Xtronic CVT, uma transmissão de variação contínua que proporciona uma condução gradual, que tenta minimizar a falta de linearidade nas trocas de marcha. O CVT da Nissan também conta com a função “Sport”, que eleva o giro do motor para proporcionar maior agilidade nas acelerações e nas ultrapassagens. A tração é dianteira, enquanto a direção elétrica apresenta assistência variável, sendo progressiva de acordo com a velocidade.
Falando sobre a suspensão, o Kicks utiliza na dianteira o esquema independente, do tipo McPherson, enquanto na traseira um eixo de torção, sendo uma combinação recorrente nesse segmento de crossovers compactos. A suspensão proporciona estabilidade nas curvas e absorve as irregularidades da superfície de forma adequada ao uso urbano e rodoviário.
Ainda sobre o undercar, temos freios a disco ventilado nas rodas dianteiras e tambores nas traseiras, sendo assistidos pelo sistema ABS de 4 canais, pelo EBD (eletrônica de distribuição de frenagem) e pelo freio de assistência (BA). A combinação proporciona ao motorista uma frenagem progressiva e adequada às diferentes condições de rodagem, sendo particularmente útil nas frenagens de emergência e nas superfícies de pouca aderência.
Com o sistema de controle de estabilidade, o Kicks controla automaticamente a saída, enquanto o sistema de controle de tração evita patinagens nas rodas motrizes ao dar a partida ou ao retomar velocidade. A versão Exclusive também incorpora o Active Trace Control, que controla a frenagem nas curvas para minimizar a saída de frente, o Active Ride Control, monitora o movimento da carroceria sobre ondulação da pista, e o Active Engine Brake, que proporciona maior eficácia de frenagem pelo motor nas reduções de velocidade.
A combinação do motor 1.6, CVT e da assistência eletrônica proporciona ao Kicks um comportamento destinado ao conforto, ao controle e ao equilíbrio nas diferentes condições de uso.
FICHA TÉCNICA — NISSAN KICKS 2024 EXCLUSIVE
ITEM | ESPECIFICAÇÕES |
Motor | 1.6 L, 16 válvulas, CVVTCS, bicombustível, 4 cilindros em linha |
Cilindrada | 1.598 cm³ |
Potência Máxima | 110 cv @ 5.600 rpm (gasolina) |
Torque Máximo | 15,2 kgfm @ 4.000 rpm (gasolina) |
Taxa de Compressão | 10,7:1 (+/- 0,2) |
Alimentação | Injeção multiponto, digital, semissequencial, indireta |
Câmbio | Xtronics CVT, com função Sport |
Tração | Dianteira |
Direção | Elétrica, assistência variável |
Suspensão Dianteira | Independente, McPherson |
Suspensão Traseira | Eixo de torção |
Freios Dianteiros | Discos ventilados |
Freios Traseiros | Tambores |
Com | ABS de 4 canais, 4 sensores e EBD |
Comprimento | 4,310 m |
Largura | 1,760 m |
Altura | 1,610 m |
Entre-eixos | 2,620 m |
Rodas | Liga-leve 17″ |
Pneus | 205/55 R17 |
Capacidade do Tanque | 41 litros |
Porta-malas | 432 litros |

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.