
Tech Drive: Avaliação do Honda Accord Hybrid 2025: eletrificado, inteligente e com engenharia de ponta
Com um conjunto mecânico avançado, o Honda Accord Hybrid 2025 alia eficiência energética, conforto e tecnologia de segurança em um pacote sofisticado e dinâmico. O destaque é o sistema e:HEV, capaz de integrar de forma inteligente motores elétricos e a combustão, gerenciados por um câmbio eletrônico exclusivo. Somados a ele, uma suspensão refinada e a um pacote completo de assistências ao motorista.
O Accord é equipado com um motor 2.0 aspirado de quatro cilindros, que opera em ciclo Atkinson, preconizando maior eficiência térmica. Ele atua em conjunto com dois motores elétricos, sendo um responsável pela tração e outro pelo funcionamento como gerador.
A potência combinada chega a 207 cv, com torque imediato dos motores elétricos, garantindo acelerações suaves e vigorosas. O Accord, quando em baixas rotações funciona com tração puramente elétrica, com o motor a combustão operando como gerador ou entrando em ação em velocidades mais altas, quando se mostra mais eficiente.
O gerenciamento desse sistema é feito por um câmbio exclusivo, o e-CVT (transmissão continuamente variável eletrônica). Diferente de uma transmissão convencional, o e-CVT não possui engrenagens ou marchas, atuando como um distribuidor inteligente de energia entre os motores, sempre priorizando a entrega mais eficiente.
O conjunto motriz é complementado por uma suspensão independente nas quatro rodas, com sistema McPherson na dianteira e multibraço na traseira. O ajuste privilegia o conforto, mas oferece boa dose de controle dinâmico, mantendo o sedã estável mesmo em curvas mais fechadas ou em pisos irregulares. A suspensão trabalha em perfeita harmonia com a carroceria rígida e bem isolada.
Outro ponto alto do Accord Hybrid 2025 é o pacote de segurança ativa e assistência à condução. O modelo traz de série o sistema Honda Sensing, que inclui piloto automático adaptativo (ACC); sistema de frenagem automática de emergência (CMBS); assistente de permanência em faixa (LKAS); e farol alto automático (AHB), que alterna os fachos conforme o tráfego; entre outros.
Adicionalmente, o modelo conta com monitoramento de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, câmera de ré multivisão e sensores dianteiros e traseiros, ampliando significativamente a percepção de ambiente e a segurança em manobras.

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.