
Tech Drive: Avaliação do Volkswagen Nivus: esportividade com motor turbo 200 TSI
Na onda de atualizações visuais e tecnológicas que marcam o lançamento do Novo Volkswagen Nivus, a parte mecânica segue firme em sua proposta original: entregar desempenho com eficiência, mantendo o equilíbrio que tornou o SUV cupê um dos preferidos dos brasileiros. O responsável por essa entrega é o consagrado motor 200 TSI, combinado ao câmbio automático de seis marchas, conjunto que permanece como base da dirigibilidade refinada e ágil do modelo.
Fruto da engenharia brasileira e aplicado em diversos modelos da marca, o motor 1.0 TSI de 3 cilindros é turbinado e conta com injeção direta de combustível. Com potência de 116 cv (etanol) e torque máximo de 20,4 kgfm, disponível já a partir de 2.000 rpm, ele garante arrancadas vigorosas e retomadas eficientes. Isso se traduz em um comportamento urbano ágil, conforto e baixo consumo em trajetos rodoviários.
Mas o que realmente diferencia esse motor é o seu foco em torque e a curva de entrega plana, que se ajusta perfeitamente à proposta de um SUV compacto com perfil esportivo. Graças à sobrealimentação, o Nivus responde prontamente ao acelerador mesmo em rotações mais baixas — o que reforça a sensação de leveza ao dirigir, especialmente no trânsito das grandes cidades.
O câmbio automático de seis velocidades também colabora para essa sensação. Ele foi calibrado para aproveitar bem a faixa de torque do motor, evitando trocas desnecessárias e contribuindo para o conforto ao rodar. Em acelerações mais fortes, as trocas são rápidas, mantendo o motor em sua zona ideal de rendimento.
A plataforma MQB — a mesma usada em modelos como Polo, T-Cross e Virtus — garante equilíbrio estrutural, rigidez torcional e baixo peso. Isso favorece o desempenho geral e também contribui para a economia de combustível. O conjunto mecânico do Nivus, inclusive, figura entre os mais eficientes da categoria, com consumo médio superior a 13 km/l na estrada, segundo dados da engenharia.
Outro ponto que merece destaque é a suspensão. Mesmo mantendo a configuração tradicional (McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira), o ajuste é firme o suficiente para transmitir confiança em curvas, mas sem comprometer o conforto dos ocupantes.
Segurança em foco na versão Highline, com o novo Pacote ADAS que inclui, além do ACC, AEB e assistente saída de vaga traseira já de série. Como opcional oferece Lane Assist, Detector de Ponto Cego, Travel Assist que contribui para uma condução mais segura e confortável em diversas situações, e o Park Assist.

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.