
Tech drive: Avaliação da Nova VW Amarok V6: desempenho, robustez e atualizações mecânicas
Uma picape que mexe com o desejo dos brasileiros, a Nova Volkswagen Amarok V6 traz atualizações estruturais, tecnológicas e estéticas, mas mantém o conjunto motriz que consolidou o modelo entre as melhores picapes médias do mundo. A versão que testamos foi a Extreme, a mais aventureira da gama.
Falando de desempenho, a Amarok vem equipada com o motor 3.0 V6 turbodiesel, que entrega 258 cv de potência, podendo atingir 272 cv com o recurso overboost. O torque é de 59,1 kgfm, disponível já em baixas rotações, característica que favorece o desempenho em terrenos acidentados e o transporte de cargas pesadas.
O conjunto motriz é acoplado a uma transmissão automática de oito marchas e ao sistema de tração integral 4Motion, com opção de tração reduzida, o que amplia a capacidade de atuação em diferentes tipos de terreno.
Sua robustez tem muito a ver com o conjunto de suspensão, que na dianteira tem o tipo independente com braços duplos e a traseira com eixo rígido e feixe de molas. A arquitetura visa atender tanto às demandas urbanas quanto rurais, oferecendo estabilidade com a caçamba carregada e absorção de impactos em percursos irregulares.
A capacidade de carga da caçamba é de 1.104 litros, e a de reboque com freio supera os 3.000 kg, números que posicionam a picape entre as mais aptas ao uso profissional e rural.
O sistema de frenagem é composto por discos ventilados nas quatro rodas, e a Nova Amarok incorpora recursos eletrônicos como ABS com função off-road, controle automático de descida (HDC) e assistente de partida em rampas (HSA). Esses sistemas atuam para preservar o controle do veículo em declives e subidas sob baixa aderência, especialmente quando carregado.
Em termos de iluminação, a Amarok V6 passa a contar com faróis full LED e uma faixa luminosa de LED na grade frontal. A atualização reforça a visibilidade em situações de baixa luz, contribuindo também para a segurança em estradas vicinais.
O modelo 2025 ganhou 96 mm em comprimento em comparação com a versão anterior. As modificações de carroceria incluem novo para-choque, grade redesenhada, capô com vincos acentuados e novo desenho das lanternas traseiras.
Por dentro, a picape oferece central multimídia com tela de 9 polegadas, compatível com Android Auto e Apple CarPlay, e novo pacote de segurança passiva com assistente de permanência em faixa e alerta de colisão frontal. Ambos os recursos são baseados na tecnologia da Mobileye, empresa parceira do Grupo Volkswagen no desenvolvimento de condução autônoma.
A Nova Amarok é produzida na fábrica de General Pacheco, na Argentina, onde já foram fabricadas mais de 740 mil unidades desde o início da linha, em 2010. Desse total, cerca de 183 mil unidades foram destinadas ao mercado brasileiro. A Volkswagen manteve os preços das três versões da Amarok V6 (Comfortline, Highline e Extreme), todas com cabine dupla e tração integral. A marca também ampliou a garantia de fábrica de três para cinco anos.
A Nova Amarok se consolida como uma picape voltada a usuários que buscam força mecânica, tração integral e alta capacidade de carga. O conjunto técnico segue inalterado, com foco na durabilidade e no atendimento às necessidades do setor agropecuário, principal público-alvo da campanha de lançamento.
Ficha Técnica – Volkswagen Amarok V6
Item | Dados |
Motor | 3.0 V6 turbodiesel |
Potência | 258 cv (272 cv com overboost) |
Torque | 59,1 kgfm |
Câmbio | Automático de 8 marchas |
Tração | 4Motion (integral permanente) |
Aceleração (0 a 100 km/h) | 7,4 segundos (segundo testes) |
Capacidade de Carga | 1.104 kg |
Capacidade da Caçamba | 1.280 litros |
Comprimento | 5.350 mm |
Largura | 1.954 mm |
Altura | 1.851 mm |
Entre-eixos | 3.097 mm |
Tanque de Combustível | 80 litros |
Rodas | Liga leve, 20″ |
Consumo (estimado) | 8,7 km/l (cidade) / 10,6 km/l (estrada) |

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.