Chevrolet Spark EUV é lançado como primeiro SUV elétrico acessível

Chevrolet Spark EUV é lançado como primeiro SUV elétrico acessível

Inaugurando uma nova categoria em veículos elétricos no Brasil, o Chevrolet Spark EUV foi apresentado oficialmente. Trata-se do primeiro SUV elétrico acessível do país, posicionado para ampliar a participação da marca em um segmento que deve superar 70 mil unidades e alcançar 3,6% de participação no mercado de carros de passageiros em 2025.

O Spark EUV é um projeto global desenvolvido com participação da engenharia brasileira. Mais de 150 mil quilômetros de testes foram realizados em diferentes condições, incluindo tráfego intenso e estradas não pavimentadas. O resultado é um veículo de dimensões compactas, arquitetura própria para elétricos e pacote tecnológico voltado à segurança e conveniência.

O modelo mede 4,003 metros de comprimento, 1,760 m de largura, 1,726 m de altura e tem entre-eixos de 2,560 m. O design segue a linha “boxy” de SUVs, com carroceria elevada e melhor aproveitamento do espaço interno. São dois porta-malas: 355 litros no compartimento traseiro (916 litros com os bancos rebatidos) e mais 35 litros sob o capô dianteiro. A tampa traseira tem abertura lateral para facilitar o acesso em locais restritos.

No interior, o Spark EUV foi configurado para quatro ocupantes, com teto elevado, assoalho plano e 67% do volume total destinado a passageiros e bagagem. O painel digital de 8,8” e a central multimídia de 10,1” integram as principais funções com conectividade Android Auto e Apple CarPlay. O modelo oferece seis airbags, banco do motorista com ajuste elétrico, freio de estacionamento eletrônico com assistente de partida em rampa, disco nas quatro rodas, câmera 360°, sensores de chuva e crepuscular, alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência e controle de cruzeiro adaptativo.

Entre as tecnologias embarcadas está o pacote Chevrolet Intelligent Driving, que reúne recursos como controle de cruzeiro adaptativo em curvas e assistentes de permanência e centralização de faixa. O sistema Smart Welcome reconhece a chave do motorista, aciona iluminação de boas-vindas, destrava portas e prepara o veículo para partida, revertendo o processo ao se afastar.

O Spark EUV utiliza motor elétrico dianteiro de 101 cv com torque instantâneo de 180 Nm. A bateria LFP de 42 kWh oferece autonomia média de 258 km pelo ciclo Inmetro e pode ser recarregada de 30% a 80% em 35 minutos em corrente contínua de até 50 kW. O modelo traz três níveis de regeneração de energia, modos de condução Eco, Padrão e Esporte e garantia de oito anos ou 160 mil km para a bateria.

O carro dispensa transmissão convencional e conta com plano de manutenção simplificado. A Chevrolet informa que a rede nacional possui atualmente 130 concessionárias habilitadas para atendimento a veículos elétricos, com técnicos treinados e infraestrutura dedicada. Além disso, 138 concessionárias estão em processo de instalação de pontos de recarga.

O Spark EUV chega acompanhado do MyChevrolet Charging App, plataforma que integra localizações e pagamento unificado de carregadores, reserva de pontos de recarga e monitoramento do status do carregamento. O sistema pode ser utilizado por motoristas de qualquer marca de EV e oferece benefícios exclusivos para clientes da Chevrolet.

Com esse lançamento, a Chevrolet passa a competir também na faixa de maior volume do mercado de elétricos, dominada pelos hatches, mas com um modelo de carroceria SUV. O Spark EUV é o quarto dos cinco lançamentos programados pela marca em 2025, ampliando a oferta de utilitários esportivos elétricos no Brasil e reforçando a estratégia da empresa para eletrificação.

 

Read Previous

Novas Ram 2500 e 3500 2025 chegam com motor de 436 cv

Read Next

Magneti Marelli amplia portfólio de bicos injetores na reposição