Honda New City: motor 1.5 aspirado com injeção direta e câmbio CVT

Tech Drive: Avaliação do Honda New City: motor 1.5 aspirado com injeção direta e câmbio CVT
A linha 2025 do Honda New City Sedã chega com mudanças visuais, mais tecnologia e reforço na segurança. Mas, para além do design sofisticado e dos novos recursos de conveniência, o que sustenta a reputação do modelo é seu conjunto motriz.

Testamos a versão EX, agora equipada de série com o pacote Honda SENSING, que mantém o equilíbrio entre eficiência, confiabilidade e desempenho, atributos que tornaram o sedã uma das opções mais consistentes de sua categoria.

Honda New City: motor 1.5 aspirado com injeção direta e câmbio CVT

No coração do New City Sedã EX está o conhecido motor 1.5 litro, 16V, quatro cilindros, com injeção direta de combustível e comando duplo no cabeçote. Construído em alumínio, o propulsor é leve e traz tecnologias que otimizam tanto a performance quanto o consumo.

Entre elas estão o sistema i-VTEC, que regula a abertura das válvulas de admissão conforme a rotação, e o VTC (Variable Timing Control), que ajusta o comando de admissão em tempo real. O resultado é um motor flex que entrega 126 cv de potência a 6.200 rpm, seja com etanol ou gasolina, e torque máximo de 15,8 kgfm a 4.600 rpm com etanol (15,5 kgfm com gasolina).

Honda New City: motor 1.5 aspirado com injeção direta e câmbio CVT

Segundo dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), o propulsor recebeu classificação A em consumo em sua categoria, confirmando a vocação para economia e baixas emissões.

O motor é acoplado ao câmbio CVT (Continuously Variable Transmission), já consagrado pela suavidade no funcionamento. Além da entrega contínua de torque, o sistema incorpora duas funções que aumentam a versatilidade: o Step-shift, que simula trocas de marcha em acelerações fortes, proporcionando sensação mais esportiva, e o EDDB (Early Down-shift During Braking), que aplica freio-motor em descidas, reduzindo o desgaste dos freios convencionais.

Essa calibração busca atender tanto ao conforto no uso urbano quanto à segurança em situações de estrada. A lógica de funcionamento privilegia baixos giros na maior parte do tempo, contribuindo para o consumo reduzido e menor nível de ruído interno.

O casamento entre motor aspirado, câmbio CVT e eletrônica de apoio cria uma condução previsível, com respostas lineares e controle refinado em diferentes situações.

A suspensão segue a tradicional fórmula do segmento: McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira. O ajuste privilegia a estabilidade sem abrir mão do conforto, favorecido pela rigidez estrutural da carroceria, construída sob o conceito ACE (Advanced Compatibility Engineering).

Com a chegada da linha 2025, a versão EX passa a oferecer freios a disco nas quatro rodas com freio de estacionamento eletrônico e função Brake Hold, elevando o padrão de segurança dinâmica.

Um dos pontos altos do New City Sedã EX é o pacote Honda SENSING, agora de série. Em termos mecânicos, merece destaque a integração do controle de cruzeiro adaptativo com função Low Speed Follow, que aproveita a suavidade do motor e da transmissão para gerenciar acelerações e frenagens automáticas em trânsito lento.

O New City Sedã EX 2025 mantém a essência que fez do modelo uma escolha segura no mercado brasileiro: motor aspirado confiável, transmissão eficiente e foco em baixo custo de manutenção. O conjunto não entrega esportividade, mas privilegia a eficiência energética, a durabilidade e a praticidade no uso diário.

Com a incorporação de novos itens de segurança e conforto, o sedã amplia sua atratividade, sem abrir mão da solidez mecânica que caracteriza a linha. Para quem busca um veículo equilibrado, o conjunto motriz segue como um dos pontos fortes da família New City.

Ficha técnica – Honda New City Sedã EX 2025

Item Dados
Nome Honda New City Sedã EX 2025
Combustível Flex (etanol/gasolina)
Cilindrada 1.498 cm³
Cilindros/válvulas 4 cilindros / 16 válvulas DOHC
Diâmetro x curso 73,0 mm x 89,5 mm
Taxa de compressão 11,5:1
Potência máxima 126 cv a 6.200 rpm (etanol/gasolina)
Torque máximo 15,8 kgfm a 4.600 rpm (etanol) / 15,5 kgfm a 4.600 rpm (gasolina)
Formação de mistura Injeção direta de combustível

 

 

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