Ford confirma Ranger Híbrida Plug-in flex projetada no Brasil

Ford confirma Ranger Híbrida Plug-in flex projetada no Brasil

A Ford confirmou que a Ranger Híbrida Plug-in produzida na América do Sul a partir de 2027 terá motor flex exclusivo para o mercado brasileiro. O desenvolvimento será conduzido pela engenharia local, parte dela instalada no Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Tatuí, no interior de São Paulo, que recebe novas instalações como parte do novo ciclo de investimentos da empresa no país.

Segundo André Oliveira, diretor de Programas Veiculares da Ford América do Sul, a criação da motorização flex para a Ranger Híbrida Plug-in representa mais uma fase de responsabilidade técnica conduzida pelo time regional. Uma parcela importante dos trabalhos está em andamento no Centro de Testes de Tatuí, modernizado com novos prédios destinados a treinamento e diagnóstico avançado.

Ford confirma Ranger Híbrida Plug-in flex projetada no Brasil

A Ranger Híbrida Plug-in será a primeira variante eletrificada da picape na América do Sul. A marca afirma que a estratégia busca ampliar opções de propulsão no portfólio, permitindo que os clientes escolham combinações energéticas conforme suas necessidades. O modelo deverá combinar sistema híbrido plug-in com o novo motor flex desenvolvido no Brasil.

O Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Tatuí passa por expansão com dois novos prédios. A estrutura tem 800 metros quadrados, capacidade para 150 pessoas, salas para treinamento e áreas de exposição.

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O segundo é o Centro de Diagnóstico Avançado de Engenharia, edificação conectada à pista de testes. Com 350 metros quadrados distribuídos em dois andares, o local permite análise, processamento e compartilhamento em tempo real de dados coletados nos testes. As informações são enviadas a outros centros da Ford no mundo para ajustes de hardware e software. O objetivo é agilizar processos e aumentar a eficiência no desenvolvimento de sistemas e componentes.

De acordo com Oliveira, a modernização de Tatuí inaugura um novo ciclo de investimentos na engenharia brasileira. Ele afirma que equipes da América do Sul são responsáveis por três das oito famílias globais de motores da Ford e que o centro paulista ocupa posição relevante nessa estrutura.

Outra frente de expansão ocorre na Bahia. O Centro de Desenvolvimento e Tecnologia instalado no Cimatec Park, em Camaçari, desde 2022 passa por ampliação com a construção de um novo prédio dedicado à engenharia. A conclusão está prevista para o primeiro semestre do próximo ano. O ecossistema atual reúne seis prédios com área total de 6.000 metros quadrados.

A Ford considera o Brasil um dos nove centros globais de desenvolvimento de produto da companhia. O time local, formado por cerca de 1.500 profissionais, é responsável pela criação de um terço das funcionalidades presentes em veículos da marca produzidos no mundo.

O Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Tatuí opera há mais de 45 anos e mantém estrutura de testes veiculares em uma área de 4,66 milhões de metros quadrados. O complexo reúne 40 km de pistas de terra, 20 km de pistas pavimentadas e laboratórios para emissões, desmontagem de veículos, análise de componentes, vibroacústica, simulação de suspensão e dinamômetro de motores. A unidade tem capacidade para executar mais de 440 tipos de avaliações de durabilidade, calibração, desempenho e segurança conforme normas nacionais e internacionais.

A produção da Ranger Híbrida Plug-in flex na América do Sul integra o plano de produto da marca no continente. Os testes de validação continuarão nas unidades de engenharia do Brasil ao longo dos próximos anos para finalizar calibrações e certificar o novo sistema de propulsão.

 

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