Tech Drive: Avaliação do Volkswagen ID.4: o primeiro SUV 100% elétrico da marca no Brasil
A primeira impressão do VW ID.4 é bem simples: é um verdadeiro Volkswagen. O SUV é o primeiro modelo 100% elétrico da marca a chegar ao mercado nacional e faz parte do plano global de eletrificação do grupo, que inclui outros modelos elétricos e híbridos flex.

O ID.4 utiliza a plataforma modular MEB, desenvolvida exclusivamente para veículos elétricos. Essa arquitetura permite posicionar as baterias sob o assoalho, garantindo centro de gravidade mais baixo, melhor distribuição de peso e aproveitamento do espaço interno. O modelo tem 4,58 metros de comprimento e distância entre eixos ampliada, com porta-malas que vai de 543 a 1.575 litros.

🔧🧑🔧 Leia a Revista Oficina News completa
👉 Acompanhe no Insta: @revistaoficinanews
O conjunto motriz é composto por um motor elétrico de 150 kW (204 cv) no eixo traseiro, que entrega um belo torque instantâneo de 31,6 kgfm. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 8,5 segundos.

A bateria de 77 kWh oferece autonomia de até 520 quilômetros no ciclo WLTP, segundo os dados da montadora.

Com uma suspensão muito bem acertada, o ID.4 traz o sistema DCC (Dynamic Chassis Control), que ajusta eletronicamente o amortecimento conforme o modo de condução: Eco, Normal, Sport ou Individual. A direção elétrica e a frenagem regenerativa completam o conjunto, contribuindo para eficiência e recuperação de energia.

Ao dirigir, o joystick de mudança de marca, que fica ao lado do painel de instrumentos e acima do volante, dá um pouco de trabalho até se acostumar.
A engenharia da marca afirma que graças à forte tração das rodas traseira e aos 21 centímetros de distância ao solo, o E-SUV oferece um bom desempenho em terrenos off-road suaves.

Entre os recursos de segurança, o modelo oferece frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, detector de fadiga do motorista, detector de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo, assistente traseiro de saída de vaga e airbag central (que evita choque entre as pessoas em caso de acidentes mais graves).

O interior segue o conceito digital da linha ID., com comandos por voz e telas sensíveis ao toque. O painel tem duas telas, uma que faz as vezes de painel de instrumentos e a outra com 12 polegadas traz o sistema multimídia com os ajustes de configuração do carro e os serviços online We Connect Start.

O design prioriza a eficiência aerodinâmica, com coeficiente de arrasto de 0,28. Os faróis de matriz de LED IQ.Light chama am atenção assim com as lanternas 3D em LED completam o conjunto.


Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.



