Fiat Titano Ranch 2.2 AT: potência, tecnologia e mecânica renovada

Fiat Titano Ranch 2.2 AT: potência, tecnologia e mecânica renovada

Frete Drive: Avaliação da Fiat Titano Ranch 2.2 AT: potência, tecnologia e mecânica renovada

Se tem uma coisa que a Fiat sabe fazer é picape. Haja vista que a pequena Strada é um dos veículos mais vendidos do país há mais de 20 anos e a Toro é líder do seu segmento desde que foi lançada. Aí chegou a Titano, em 2024, derivada da Peugeot Landtreck e vinda do Uruguai, a picape não emplacou.

Fiat Titano Ranch 2.2 AT: potência, tecnologia e mecânica renovada

Opa, como assim? A Fiat teve que resolver essa situação e assim a Nova Titano foi apresentada na versão 2026 com as credenciais reforçadas. A picape média, que consolidou a entrada da marca italiana no competitivo segmento das D-Picapes, recebeu um novo conjunto mecânico que combina força, eficiência, tecnologia de ponta e aquela capacidade de carga para o trabalhador.

 

Andamos na versão Ranch 2.2 AT, e o destaque fica por conta do novo motor Multijet 2.2 turbodiesel, capaz de entregar 200 cv de potência e 450 Nm de torque já a 1.500 rpm, além do câmbio automático de oito marchas e o sistema de tração integral (AWD) com gerenciamento automático.

O conjunto foi desenvolvido no novo Hub de Picapes da Stellantis, em Córdoba, na Argentina, e representa uma evolução significativa em relação à configuração anterior, tanto em desempenho quanto em economia.

Segundo dados de fábrica, o consumo urbano passou para 9,9 km/l, um ganho de 16%, enquanto o desempenho na estrada subiu para 10,8 km/l. A aceleração de 0 a 100 km/h também melhorou consideravelmente, caindo para 9,9 segundos, com velocidade máxima de 180 km/h.

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O novo propulsor Multijet 2.2, de quatro cilindros e comando duplo no cabeçote, utiliza injeção eletrônica direta de alta pressão e taxa de compressão de 15,6:1. Essa engenharia garante respostas rápidas e alta durabilidade, atributos fundamentais para quem exige robustez no trabalho pesado, mas também busca conforto e suavidade no uso urbano.

A transmissão automática de oito velocidades, calibrada especialmente para a Titano, distribui torque de forma progressiva e contribui para o equilíbrio entre desempenho e eficiência. O sistema de tração integral permanente alterna automaticamente entre o modo 2H (traseiro) e 4×4 conforme a necessidade de aderência, assegurando desempenho exemplar em qualquer superfície.

Suspensão e conforto sob controle

Para acompanhar a força do novo motor, a Fiat recalibrou o sistema de suspensão, que agora proporciona melhor equilíbrio entre conforto e estabilidade. Na dianteira, o conjunto é independente, do tipo low double wishbone, com molas helicoidais e amortecedores pressurizados semi-estruturais.

Já a traseira mantém o tradicional eixo rígido com feixe de molas, reforçando a vocação utilitária da picape e sua capacidade de carga de 1.020 kg. O sistema de freios, com discos ventilados nas quatro rodas, assegura frenagens precisas mesmo em situações de carga total ou reboque, que pode chegar a 3.500 kg.

A direção passa a ser elétrica, novidade que melhora a resposta nas manobras e reduz o esforço em terrenos acidentados, um ponto importante para quem utiliza a Titano tanto no campo quanto na cidade.

Capacidade de carga

Com 235 mm de altura livre do solo e ângulos de entrada de 29° e saída de 27°, a Titano Ranch reforça suas credenciais off-road. A caçamba, com 1.210 litros de volume útil e 1,63 m de comprimento, traz agora protetor de série em todas as versões. Essa estrutura foi pensada para suportar transporte de equipamentos, ferramentas ou cargas volumosas com a mesma eficiência de um utilitário pesado.

O desempenho em terrenos irregulares também se beneficia do sistema eletrônico de tração e dos recursos de assistência, como o Hill Descent Control, controle de estabilidade e o Trailer Sway Control, que garante mais estabilidade ao rebocar.

Tecnologia e segurança

No interior, a Titano Ranch adota o novo console central com câmbio tipo manche e freio de mão eletrônico, otimizando o espaço e reforçando o visual moderno. O painel de instrumentos digital de 7 polegadas e a central multimídia de 10” com conectividade sem fio Apple CarPlay e Android Auto complementam o ambiente de alto nível tecnológico.

Fiat Titano Ranch 2.2 AT: potência, tecnologia e mecânica renovada

O pacote ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) estreia nesta versão, incluindo frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo e alerta de ponto cego. Seis airbags, sensores de estacionamento, câmera 360° off-road e controle eletrônico de estabilidade completam o pacote de segurança, reforçando a vocação premium da Titano Ranch.

Uma picape totalmente renovada, agora sim, digna de ter o nome Fiat em seu documento. Com nova motorização, melhor eficiência, alto nível de tecnologia e segurança, a probabilidade é que a picape consolide o amadurecimento da marca no segmento das picapes médias. Ela une desempenho e conforto em um conjunto que fala a língua de quem trabalha, mas também busca sofisticação e prazer ao dirigir.

Ficha Técnica – Fiat Titano Ranch 2.2 AT Diesel (MY26)

Item Descrição
Motor Multijet 2.2 turbodiesel, 4 cilindros em linha, 2.184 cm³
Potência 200 cv @ 3.500 rpm
Torque 450 Nm @ 1.500 rpm
Transmissão Automática de 8 marchas + ré
Tração Integral (AWD)
Freios Discos ventilados nas quatro rodas
Suspensão Dianteira Independente, low double wishbone, molas helicoidais e amortecedores pressurizados
Suspensão Traseira Eixo rígido com feixe de molas (4 lâminas)
Direção Assistência elétrica
Rodas/Pneus 18” x 7,5” – pneus 265/60 R18
Peso em ordem de marcha 2.150 kg
Capacidade de carga 1.020 kg
Capacidade de reboque (com freio) 3.500 kg
Comprimento total 5.330 mm
Largura (com espelhos) 2.221 mm
Altura 1.897 mm
Distância entre eixos 3.180 mm
Altura livre do solo 235 mm
Ângulo de entrada / saída 29° / 27°
Caçamba (volume útil) 1.210 litros
Tanque de combustível 80 litros

 

 

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