
Em autoshowinternacional, MAN Diesel & Turbo mostra motor a gás com turbo de duplo estágio. Trata-se de uma nova linha de motores a gás com turboalimentação de duplo estágio que será exibido pela Man Diesel & Turbo durante a feira comercial da Power-Gen Europe em Amsterdam, na Holanda, de 9 a 11 de junho.
Segundo a marca, essa tecnologia proporciona uma excelente eficiência e redução do consumo devido ao arranjo em série dos turboalimentadores de baixa e de alta pressão. As novas versões ampliam a linha dos motores a gás da MAN Diesel & Turbo e se beneficiam da vasta experiência da companhia com turbo de duplo estágio que funciona a base de combustível.
Receba nossas notícias pelo WhasApp, clique aqui e mande “Oi Oficina”
O modelo 35/44G TS conta com sistema de ignição e está disponível nas versões de cilindros 12 V e 20 V, com potências mecânicas de 7.4 MW e 12.4 MW. O modelo 51/60G TS pode ser entregue na versão de 18 cilindros, com 18.9 MW e 20.7 MW. Com 18.9 MW, sua eficiência mecânica chega a 50,7% nas aplicações de ciclo simples. Já o motor de 20.7 MW é o mais potente movido a gas que existe atualmente no mercado.
MAN Diesel & Turbo mostra motor a gás com turbo de duplo estágio
A engenharia da Man explica que a turboalimentação de duplo estágio traz vantagens como maior eficiência com relação aos de estágio simples, resultante principalmente do intercooler que é fixado entre o turbocompressor de estágio de baixa e de alta pressão. Além do mais, promove a redução das emissões de NOx através da utilização extensiva do ciclo Miller. Outro benefício do sistema de duplo estágio é o consumo mais eficiente do combustível do motor.
Como montar uma oficina diesel
“As versões de duplo estágio oferecem uma maior potência e eficácia, permitindo também uma maior densidade de energia e, consequentemente, um projeto mais compacto nas instalações”, afirma o Dr. Tilman Tütken, vice-presidente da MAN Diesel & Turbo e diretor de Vendas de Unidades de Energia na Europa. “Nossos motores a gás estão equipados perfeitamente para ajudar os operadores das unidades a dominar as demandas atuais dos mercados de energia em transição, nos quais o constante aumento de energia intermitente renovável impõe novos desafios para a operação flexível de uma fábrica”.
Outros diferenciais operacionais são agilidade nas partidas, paradas e em aumentos. “Esses são requisitos em marcos regulatórios de mercados para energia, como os de correção de capacidade. Graças às configurações aperfeiçoadas para a produção combinada de potência e calor no processo (CHP), pode-se atingir uma eficiência total de mais de 90%”, explica Dr. Tilman Tütken.