
Centro de treinamento da Bosch é equipado com o que tem de mais moderno para ajudar na atualização dos mecânicos, que ainda ganham a partir desse mês novos cursos práticos e de gestão

Texto e fotos: Carol Vilanova
Uma verdadeira escola de especialização de mecânicos, com toda estrutura para aulas teóricas e práticas. Assim é o Centro de Treinamento Automotivo da Bosch, localizado na sede da empresa em Campinas, interior de São Paulo, um polo de informações de primeira linha para quem quer ganhar conhecimento e atualização da maneira mais próxima possível do dia a dia na oficina.
Com mais de 50 anos de atividades, hoje o centro oferece mais de 20 cursos diferentes, sendo que a maioria tem enfoque técnico, com assuntos que vão ajudar o mecânico a realizar serviços de mais qualidade para seu cliente.
Diego Riquero, chefe do Centro de Treinamento, afirma que lá são promovidas capacitações para todos os níveis de profissionais do mercado, com cursos que atendam as demandas do setor, que evolui rapidamente acompanhando a tecnologia dos veículos e da indústria automobilística como um todo.

“A busca por atualização e informação deve ser um objetivo constante de quem deseja se diferenciar, afinal, os clientes estão cada vez mais exigentes e o mercado de reposição está atento à prestação de serviços, como forma de diferenciação competitiva”, explica.
Os cursos envolvem assuntos de vários sistemas do veículo: injeção gasolina, eletro-eletrônica, diesel e tecnologia undercar. Dentro de cada família de cursos, a Bosch oferece várias opções. Nos treinamentos de sistemas diesel, por exemplo, o participante encontra assuntos como diesel mecânico, bombas mecânicas, tecnologia de diesel eletrônico, diagnóstico de common rail, sistemas de pós tratamento, etc.
Os cursos mais procurados são os de injeção eletrônica convencional, injeção direta e de gestão de energia e sistemas diesel Eletrônicos “Todos esses são os que chamamos de cursos de catálogo, que já estão formatados e correspondem a 60% da nossa oferta de serviços do mercado, o restante são cursos personalizados, feitos sob medida para determinados grupos de clientes”, comenta.
A Bosch oferece ainda os cursos para operar os equipamentos da marca, quando são adquiridos, além de cursos de extensão para universidades, em parceria com a UNISAL.
Quem pode participar?
Qualquer pessoa do setor automotivo pode fazer os treinamentos oferecidos pela fabricante, sejam de oficinas independentes, de concessionárias, frotistas, estudantes, etc. “Quero deixar claro que são cursos de atualização e não de formação, então, está aberto sim, para um entusiasta de carro, mas ele te que ter o mínimo de informação técnica para ter bom aproveitamento. Estamos focados mesmo no profissional do setor”, fala Diego.
“Atendemos o Brasil e a América Latina, temos cursos em português e espanhol. A sede de Campinas é a central de treinamentos da Bosch para américa latina em relação ao segmento automotivo”. Para se inscrever, basta acessar o site www.boschtreinamentoautomotivo.com.br, buscar as informações que precisa, inclusive preços, e mandar a solicitação.
Em relação a local, a grande maioria dos cursos é ministrada na sede de Campinas, mas por meio de uma parceria com o SENAI, a Bosch pode utilizar os espaços no módulo de treinamento. “Onde tem um ponto físico de treinamento Bosch, fazemos os cursos regionais, com um instrutor enviado por nós para treinar no local do cliente, com grupos fechados, dentro dos planos costumizados”, avalia.
Ter um pessoal qualificado para ministrar os cursos é essencial para o aproveitamento do aluno, por isso a empresa conta com cinco instrutores na escola e outros cinco nos parceiros, todos são certificados Bosch. Afinal, o objetivo é manter o profissional atualizado para que ele possa oferecer o melhor serviço ao cliente.
Como funciona
Cada treinamento tem sua duração, não existe uma regra, tudo vai depender do assunto a ser tratado. Eles têm disponíveis tanto cursos de um dia quanto de uma semana. Aliás, um curso especial tem chamado atenção com duração de quatro semanas, ou seja, 160 horas, incluindo um período na Espanha e visitas a empresas na Alemanha. Cada classe tem em média 12 alunos.
“Todo curso tem seu conceito teórico e prático, mas cada vez mais a gente tenta passar os conceitos teóricos dentro de um ambiente prático. Cada box tem uma televisão, caso precisemos passar informações em powerpoint, por exemplo”, conta Diego.
Além disso, a Bosch oferece muitas peças e sistemas em corte, ferramentas especiais, simuladores, etc. “O centro está totalmente equipado para oferecer os cursos com as mais avançadas tecnologias. Temos anualmente um investimento para manter a escola atualizada. Aqui o aluno tem contato com tudo o que precisar no curso e a possibilidade de utilizar a tecnologia na prática, ou seja, a mão na massa”, finaliza.
Preços Os custos dos investimentos em cursos na Bosch variam de acordo com a escolha, começando em R$250,00. No site estão todas as informações dos treinamentos e seus valores. |
Novas perspectivas
A Bosch mostrou na Automec seu portfólio de cinco novos treinamentos para 2015, que chegam para somar aos já existentes na grade de programação. Além dos tradicionais cursos técnicos, o profissional pode contar com conteúdos específicos para determinados veículos e um treinamento de gestão empresarial, muito informativo para o empresário do setor da reparação.
Diego conta ainda sobre uma opção de curso com módulo internacional sobre diagnose, que já teve suas inscrições encerradas nessa edição, e que vai levar o profissional para Espanha e Alemanha, berço da Bosch e de muitas outras importantes marcas automobilísticas.
Conheça um por um, com detalhes:– Gestão de energia veicular: curso criado para orientar os técnicos sobre as mudanças na arquitetura eletrônica dos veículos de novas gerações e como desenvolver diagnósticos e reparações nos mesmos.- Gestão para empresas de serviços automotivos: conteúdo exclusivo e com desenvolvimento de temas e ferramentas focadas para auxiliar os empresários do setor do reparação.- Injeção a gasolina e start/stop: treinamento de especialização com detalhes técnicos, conceitos de funcionamento e procedimentos de diagnóstico do Fiat Uno geração 2015- Diagnóstico de sistema de gestão eletrônica de motor: direcionado exclusivamente para o modelo Toyota Hilux 3.0D e envolve questões relacionadas às aplicações da marca com motorização D4D.
– Master Internacional em diagnose automotiva: curso pioneiro no país com foco em diagnóstico de sistema de injeção gasolina, Diesel common rail e eletrônica embarcada em geral. É ministrado em duas fases, sendo uma no Brasil e outra em Madri, na Espanha, com conteúdo todo em português. A realização e desenvolvimento é resultado de uma parceria entre a Bosch Brasil e Bosch Espanha e certificado pela Universidade de Ávila (Espanha). * Fonte: Robert Bosch do Brasil |

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.