
Modelo vem com vários equipamentos de série e motor 1.0 de 76 cavalos, cujo principal destaque é a grande economia de combustível que proporciona
Texto: Carol Vilanova
Fotos: Edinho Paiva
A Volkswagen gosta de atrelar a marca de seus carros com a música, e com grandes espetáculos musicais. No passado tivemos a linha Rolling Stones, em homenagem ao show que a banda inglesa fez no Brasil, e esse ano, pela terceira vez, nos presenteia com a versão cheia de equipamentos Rock in Rio, que abrange os modelos Gol. Fox e Saveiro.

Patrocinadora do evento, a Volkswagen caprichou não só nas ações que fez entre os dias 8 e 20 de setembro e de 24 a 27 de setembro, durante os shows, mas caprichou também no acabamento dos modelos, aliás, o grande diferencial da linha é a gama de equipamentos de série e visual moderno e “roqueiro”.
Andamos na versão Rock in Rio do Gol, baseada no modelo Comfortline, é equipad com o propulsor 1.0 TEC Flex, capaz de entregar 76 cv com etanol e 72 com uso de gasolina, sempre a 5.250 rpm. O torque é de 10,6 Kgfm com etanol e de 9,7 kgfm quando abastecido com gasolina, ambos a 3.850 giros.
O câmbio manual de cinco marchas é o MQ200, que tem como de costume um ótimo desempenho macio e de fácil engate. Ou seja, um conjunto gostoso de dirigir, que tem a economia de combustível como um grande diferencial.
Mas os detalhes do modelo Rock in Rio, são mais evidentes no visual, começando pelo desenho externo, com as faixas adesivas, espelhos retrovisores com capa “Chrome Effect” e a nomenclatura alusiva ao evento nos para-lamas dianteiros – além da grade dianteira com formato de colmeia, faixas pretas nas colunas centrais (“B”) e na região da placa traseira.
No habitáculo, materiais de primeira linha e muitos detalhes exclusivos em alusão ao festival de rock. Bancos com revestimento exclusivo e molduras da saída de ar também com detalhes em vermelho. A etiqueta “Rock in Rio” – o logotipo do evento também está no porta-objetos removível. As soleiras das portas dianteiras também trazem o aplique do festival.
Com tecnologia avançada, o motorista conta com recursos interessantes, como o volante multifuncional revestido em couro com pesponto vermelho. Nele, o motorista tem acesso aos comandos de som e do I-System (com ECO-Comfort), oferecido como equipamento de série.
O sistema ECO Comfort, muito útil e interessante, auxilia o motorista a guiar de forma mais econômica, pois manda avisos no painel de instrumentos, lembrando para fechar as janelas quando o ar-condicionado estiver funcionando ou não acelerar quando o carro estiver parado, para mudar de marcha, entre outros recursos.
Entre outros itens de série: ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, rodas de 15 polegadas Gobi e pneus 195/55 R15, rádio CD-Player com sistema Bluetooth e entradas SD Card, USB e auxiliar, faróis duplos com máscara negra, para-sois iluminados, alto-falantes e alças no teto.
O modelo Rock In Rio traz também sensores de estacionamento (park pilot) traseiro com OPS (Optical Parking System) e tomada de 12V no painel, ou seja, um carro completinho, pelo preço que começa em R$ 46.390,00.

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.