Bosch mostra embreagem de acionamento eletrônico

Com o objetivo de priorizar o conforto do motorista e a economia de combustível, a Bosch está investindo numa nova tecnologia de embreagem, a e-Clutch, que é acionada eletronicamente mas que tem a troca das marchas feita de modo manual.

A economia de combustível é conseguida por meio do Idle Coasting (embreagem desacoplada), que entra em operação quando o usuário retira o pé do acelerador. Segundo a Bosch, neste caso, a embreagem abre desacoplando o motor da transmissão (porém a marcha permanece engatada) de modo a aproveitar ao máximo a energia de movimento do veículo e reduzir o consumo de combustível.

Assim, a embreagem é reacoplada automaticamente quando o motorista pisa no freio ou no acelerador. A engenharia da marca explica que todas as variáveis do motor e da transmissão são permanentemente monitoradas pelo software, garantindo total segurança ao motorista e pleno funcionamento do sistema.

Está planejado que o e-Clutch esteja disponível no mercado em até dois anos, uma vez que pode ser adequado às plataformas dos veículos já existentes. Entretanto o e-Clutch deve ser um dispositivo original de fábrica, pois não é possível instalar o sistema de acionamento eletrônico da embreagem no mercado de reposição.

 

Editado por Carol Vilanova

 

Read Previous

Cummins promove encontro de distribuidores e mecânicos

Read Next

Quando um relatório esquisito estraga tudo