Fórum IQA debate qualidade entre representantes do setor automotivo

A quarta edição do Fórum IQA da Qualidade Automotiva, que será realizado em 19 de setembro, no Centro de Convenções Milenium, em SP, vai reunir mais uma vez as lideranças de toda a cadeia automotiva para debater as questões de qualidade na indústria e em serviços.

Com o tema “A Qualidade do Setor Automotivo para Competir no Mercado Global”, o evento que é promovido pelo IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor, terá representantes de montadoras, autopeças, distribuidores, oficinas, concessionárias, entidades setoriais, consultorias e governo, que vão colocar em pauta a qualidade como requisito para competição no mercado global de veículos.

Mario Guitti, superintendente do IQA, avalia o fórum como oportunidade de ouvir a cadeia automotiva como um todo e fazer interface entre todos os segmentos. “Os problemas decorrentes deste período de crise vão além da queda nas vendas, pois afetam também a fabricação de peças e veículos. As dificuldades precisam ser colocadas à mesa para que providências sejam tomadas”, enfatiza o engenheiro.

O 4º Fórum IQA da Qualidade Automotiva ainda traçará paralelos da qualidade na indústria brasileira com mercados internacionais. “Vamos comparar o nosso cenário para debater se o Brasil tem condições de competir no mercado global. Hoje a disparidade do real em relação ao dólar dificulta a importação e propicia o desenvolvimento para a fabricação local”, avalia Guitti.

Para participar, entre em contato com a entidade pelo e-mail: forumdaqualidade@iqa.org.br ou pelo telefone: (11) 5091-4545.

 

Serviço:

4º FÓRUM IQA DA QUALIDADE AUTOMOTIVA

Data: 19 de setembro – recepção a partir das 07h30

Local: Centro de Convenções Milenium – Rua Dr. Bacelar, 1.043, São Paulo, SP.

Informações e inscrições: www.iqa.org.br

 

PROGRAMAÇÃO

8h45 – Palestra “O Avanço da Indústria nos Programas do Governo: A Política Industrial no Setor Automotivo Nacional”, com Antonio Megale, presidente da Anfavea.

9h15 – Painel “A Evolução dos Padrões de Qualidade na Cadeia de Produção: A Qualidade na Cadeia de Autopeças”, com Alessandra Rhoden, gerente da Qualidade Corporativa da Saint-Gobain; Bruno Neri, Gerente da Qualidade Corporativa da Bosch; e Flávio Mateus, diretor executivo da Schaeffler e diretor da Goodyear (TBA).

9h55 – Palestra “Qualidade para Avançar no Mercado Internacional: Receitas para a Indústria Ganhar Competitividade”, com Rodrigo Custódio, diretor da Roland Berger.

11h – Palestra “O Valor da Qualidade para a Indústria Local se Recuperar: A Retomada do Crescimento do Setor Automotivo Nacional”, com Dan Ioschpe, presidente do Sindipeças.

11h30 – Painel “Os Avanços dos Sistemas de Qualidade: A Nova ISO 9001:2015 e a Nova ISO/TS:2016/17”, com Adam Biegai, gerente de Compliance de Produto Automotivo da TÜV-SÜD MS (Alemanha); e Marcos Miklos, diretor da Quality Results Consultoria.

12h30 – Palestra “Qualidade e Certificação na Cadeia de Produção e Distribuição Automotiva: A Visão do Inmetro para o Setor Automotivo Nacional”, com Carlos Augusto de Azevedo, presidente do Inmetro (a confirmar).

14h10 – Palestra “O Papel das Concessionárias de Veículos na Área da Qualidade: A Visão da Fenabrave nas Atividades e na Qualidade no Segmento de Distribuição”, com Gláucio Geara, vice-presidente da Fenabrave.

14h40 – Painel “Os Esforços e Oportunidades para Estabelecer Padrões da Qualidade: Visão e Benefícios para Melhoria da Qualidade na Cadeia Automotiva Nacional”, com Hulda Giesbrecht, coordenadora de Inovação e Tecnologia do Sebrae Nacional; e José Luiz Albertin, secretário técnico da ABNT CB05.

15h20 – Palestra “Os Pontos Essenciais nos Programas da Qualidade: A Equação da Qualidade Automotiva”, com Alexandre Meira, diretor da Price Waterhouse.

15h50 – Palestra “Em Busca de Padrões de Excelência Internacionais: A Qualidade na Montadora no Brasil e no Mundo”, com Ehrhard Werner Wolfgang Thiel, diretor de Projeto para Caminhões da Mercedes-Benz.

16h30 – Encerramento.

Read Previous

MTE-Thomsom expõe peças mais uma vez na Alemanha

Read Next

Leist e Fraga, respectivamente campeão e milionário