
O novo A8 L será uma das atrações da Audi no Salão do Automóvel em São Paulo. A versão longa do sedã, equipado com os motores W12 6.3 e V6 3.0 TFSI, passou pela maior mudança desde seu lançamento, em 1994, e agora se destaca também pela personalidade mais esportiva.
No que diz respeito a motor, o A8 L tem duas opções: o 3.0 V6 TFSI, de 310 cavalos (R$ 457.300,00), e o 6.3 FSI, de 12 cilindros em W e 500 cavalos (R$ 749.900,00). O motor W12, que equipa o A8 top de linha, é o menor 12 cilindros do mundo, além de ser um dos mais leves, graças à utilização de materiais como alumínio e magnésio.
Com a disposição em W, os cilindros permanecem agrupados, como se fossem dois motores em V paralelos. O resultado é que ele ocupa pouco espaço no compartimento do motor, em relação a um V12 convencional. Além dos 500 cavalos, o W12 dispõe de 625 Nm de torque, distribuídos pelas quatro rodas. Esse motor é dotado de um sistema que desliga 6 dos 12 cilindros sob cargas parciais (cylinder on demand). Também com o objetivo de economizar combustível, o A8 vem com start-stop, para desligar o motor em paradas.
A tração integral quattro é de série, assim como o câmbio Tiptronic de oito marchas. Graças a esse conjunto mecânico, o A8 L W12 6.3 FSI acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h.
Além de garantir melhor capacidade de tração, o sistema quattro tem papel preponderante na estabilidade superior oferecida pelo A8. A tração permanente em todas as rodas garante dirigibilidade mais esportiva e segura, pois a força distribuída às rodas é constantemente monitorada, de modo a garantir estabilidade direcional. O modelo também vem com direção eletromecânica, mais precisa e econômica. A suspensão é a ar.
Além do motor W12, outra estrela do novo A8 L é o motor 3.0 TFSI, de alumínio e injeção direta, que já equipava o A6. Dotado de compressor mecânico que pode ser desativado, para melhorar o consumo de combustível, leva o A8 L de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos. A máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h. Esse bom desempenho ocorre porque, embora o A8 L seja bem maior que o A6, o peso não é muito maior. Graças à estrutura de alumínio ASF, o A8 L 3.0 pesa 1.955 kg (com motorista), apenas 130 kg a mais que o A6 3.0.
A exemplo do A8 L W12, a versão equipada com o motor 3.0 também traz o sistema quattro e o câmbio Tiptronic de oito marchas. Além disso, por R$ 457.300,00 já vem completa em termos de equipamentos, como faróis Matrix Led, head up display, suspensão a ar adaptável, start-stop, volante com shift-paddles, teto solar panorâmico Open Sky, bancos traseiros com ajustes elétricos, aquecimento, ventilação e massagem, etc.

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.