
Audi lança A6 também teve mudanças no visual
A Audi acaba de apresentar ao mercado brasileiro as novas versões do renovado A6: Sedan, Allroad e RS 6 Avant. Depois de sofrer uma grande reformulação no desenho e em recursos tecnológicos, o modelo chega com mais conforto e segurança.

São duas opções de motorização: Ambiente 2.0 TSFI e Ambition 3.0 TFSI, ambas equipadas com transmissão S tronic de dupla embreagem com sete velocidades. O primeiro modelo tem preço de R$ 260.190; já a versão topo de linha com motor 3.0 TFSI, custa R$ 335.190.

O modelo quando equipado com propulsor 2.0 TFSI é capaz de gerar potência de até 252 cv e torque de 370 Nm, disponíveis entre 1.600 e 4.500 rpm. Conta com o sistema de dupla injeção – direta no interior das câmaras de combustão e multiponto no coletor de admissão, além do coletor de escapamento integrado ao cabeçote e sistema de acionamento das válvulas de exaustão Audi Valvelift System (AVS).
Já o modelo 3.0 TFSI chega a 333 cv de potência e tem torque de 440 Nm entre 2.900 e 5.300 rpm. Utiliza um compressor mecânico posicionado no interior do V entre as duas bancadas de cilindros para comprimir o ar na admissão. A engenharia da marca explica que uma nova embreagem eletromagnética desativa o compressor em situações de baixa e média solicitação e rotação do motor. Também tem dupla injeção, comandos de válvulas de admissão e escapamento reguláveis e várias providências para reduzir o atrito interno.
Completando o três de força está o câmbio S tronic de sete marchas, que possui duas embreagens multidiscos operando duas subtransmissões independentes, similares em sua concepção a transmissões manuais. A Audi explica que elas atuam todo o tempo, mas apenas uma é conectada ao motor de cada vez. As marchas são trocadas pela intercalação das embreagens. Essa operação leva apenas alguns centésimos de segundo e a troca acontece sem interrupção perceptível da força propulsora.
Editado por Carol Vilanova

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.