A crise da indústria automobilística pode ter mexido com os fabricantes de produtos originais, mas as divisões de reposição estão rindo à toa. Afinal, se não vende carros novos, os que estão nas ruas continuam precisando de manutenção
A reposição nunca esteve tão em foco. Com a queda vertiginosa de vendas de carros novos no Brasil, fabricantes de autopeças que fornecem direto para montadoras então sofrendo com o baque, consequência da famosa cadeia automotiva. Em compensação, as divisões de aftermarket dessas mesmas fábricas afirmam estar vendendo mais no mercado de reposição independente.
Automec esteve lotada desde o primeiro dia
Esse fato foi constatado durante a 12ª edição da Automec (Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços), o maio evento de reparação da América do Sul, realizado entre os dias 7 e 11 de abril, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo/SP. Tanto as empresas quanto as entidades do setor confirmaram que o mercado de reposição está em alta. De acordo com o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação) esse setor movimentou em 2014 cerca de R$ 105,84 bilhões.
No discurso de abertura, Paulo Butori, presidente do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), disse que o mercado de reposição vai revigorar as forças do setor automotivo. “Hoje, a frota chegou a 41,5 milhões de veículos e se não compramos carros novos, consertamos o que usamos”, afirmou. Um estudo desenvolvido em conjunto com o Sindipeças, Sincopeças-SP e Sindirepa-SP, revelou que o setor deve cresce 4,6% ao ano.
Personalidades do setor anunciam união e acreditam num mercado forte
Antonio Fiola, presidente do Sindirepa Nacional (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios) concordou, ressaltando que o crescimento da frota de veículos mantém a categoria em funcionamento. “A frota precisa passar pela manutenção preventiva e com o fim da inspeção veicular a reparação tem sido corretiva”, afirmou.
Presidente do Sindirepa Nacional, Antonio Fiola, acredita que o setor da reposição está aquecido
Ele também alertou para os resultados positivos que a inspeção ambiental trouxe enquanto foi realizada em São Paulo, com benefícios ao meio ambiente, à saúde da população e para a mobilidade nas cidades. Além disso, disse que o setor de reposição tem trabalhado para regulamentar o projeto de lei que regulamenta as oficinas.
Francisco de La Tôrre, presidente do Sincopeças-SP (Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios de Veículos do Estado de São Paulo), disse que a feira deu salto de qualidade em conteúdo, apresentando fóruns, palestras e debates. A inspeção veicular também foi tema em seu discurso. “É fundamental e a questão precisa ser trabalhada com seriedade”, disse.
Mas é certo que para movimentar ainda mais o setor e para que a própria população seja beneficiada, é importante que se instaure a inspeção técnica veicular e de emissões.
A feira
A Automec continua cumprindo com louvor seu papel de apresentar as mais novas tecnologias disponíveis ao reparador, além das tendência desse mercado tão importante para a sociedade de um modo geral. Nesta edição, Mais de 1200 marcas participaram do evento como expositores, e muita, mas muita gente circulava pelos corredores do pavilhão, repletos de novidades e conhecimento para o profissional do setor.
Já se tornou tradição: tecnologia não só nos produtos, mas também em como apresenta-los ao público, atrações, palestras e workshops e elas, as mulheres bonitas, sempre com sorriso no rosto e prontas para tirar uma “selfie” com os visitantes.
A Automec traz tudo de bom: oportunidade de conhecer em primeira mão as novidades das empresas, obter conhecimento e atualização profissional, avaliar fornecedores e seus produtos, e fazer networking. Hoje é assim: sai na frente quem tem bons relacionamentos e troca de experiência e informações. E ponto final.
De acordo com a Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora do evento, o público que ultrapassou a barreira dos 70 mil visitantes, vindos de 31 países. A feira tem apoio do Sindipeças e co-apoio da Andap/Sicap, Sindirepa-SP e Sincopeças-SP.
Por isso, está certo que apesar dos sinais de desaquecimento da nossa economia, por conta da frota circulante, o segmento de reposição deve, sim, continuar crescendo. E pelo que vimos na Automec, temos muitas ferramentas para trabalhar, coisa de primeiro mundo.
Atrações
Uma das novidades deste ano foi a Oficina Modelo, que simula com fidelidade como funciona um centro de reparação com toda tecnologia e qualidade disponível nos dias de hoje. Lá, o público vai acompanhar demonstrações práticas e teóricas de como aproveitar os principais lançamentos para reparação automotiva. Sempre tendo em foco a sustentabilidade, a reciclagem e o reaproveitamento de peças e componentes automotivos.
Oficina Modelo: tecnologia e know-how, com supervisão do SindirepaHot Spot espaço destinado a palestra durante todo o eventoAutorama simuladores, e muitas atrações fizeram a diversão do públicoTambém experimentei o simulador da Monroe, que oferece diferentes condições de condução do veículo, para ajudar o público a compreender melhor o funcionamento da suspensão e sua importância para a segurança do veículo.
Um pouco da Automec 2015
Affinia
Entre seus lançamentos, estavam os amortecedores para motocicletas, amortecedores HG para automóveis, caixa de direção hidráulica e itens de suspensão.
Em destaque a promoção “HG Nakata Pista dos Sonhos nos EUA”, que vai sortear uma viagem para conhecer um dos quatro circuitos norte-americanos, considerados templos do automobilismo, com direito a acompanhante e também contará com a companhia do experiente piloto Nonô Figueiredo, patrocinado pela Nakata no Campeonato Brasileiro de Marcas 2015.
Bosch
A Oficina Modelo – Rede Bosch Service foi mais uma atração da feira, mostrando toda a estrutura da oficina da rede, com destaque para o know-how em produtos.
Entre as novidades para linha undercar, estão a desmontadora de pneus TCE 4435 e o elevador eletromecânico de duas colunas VLE 2130F, este último desenvolvido para completar o portfólio da Bosch neste segmento.
BorgWarner
Turbos DuroBilt, que oferece longa durabilidade por um preço competitivo, tornando-se uma alternativa ideal para reparos mais caros. Sua aplicação é principalmente destinada a pick ups, vans e veículos mais antigos. Turbos para Sprinter, da Mercedes-Benz, e Amarok, da Volkswagen, ambos com a tecnologia R2S®, turbo de dois estágios regulados, além da linha de remanufaturados, a “menina dos olhos” da marca, trazendo preços competitivos e garantia de fábrica.
Canal da Peça
Para atender às necessidades do setor de autopeças, o Canal da Peça apresentou suas soluções digitais e campanha de mídia online, potencializando as ações de fabricantes, distribuidores e varejistas.
Continental
Dentro de sua extensa gama de produtos, a Continental trouxe para o mercado de reposição as linhas injeção eletrônica, instrumentos e sensores, elétrica, controle de temperatura e tacógrafos, com destaque ao lançamento de cabos e bobinas de ignição. Além das correias, tensionadores automotivos e kits de distribuição.
Dayco / Nytron
Apresentou mais de 200 lançamentos da linha pesada, três lançamentos de kits de distribuição e ainda lançamentos complementares do portfólio comercial leve, além das suas já conhecidas linhas de tensionadores, correias, polias e cabos de ignição o principal lançamento da empresa em termos de peças será o da sua linha de cilindros e atuadores hidráulicos. Divulgou ainda o catálogo 2015 nas versões web (para download) e aplicativo gratuito para smartphones, facilitando e agilizando o atendimento de balconistas e de reparadores.
Delphi
Muitas novidades, entre elas o novo conceito “Delphi 360° – Do mercado Original para o Aftermarket”, que enfatiza o ciclo completo de inovações da empresa. Novas embalagens, com visual clean, e novos produtos como boninas, bombas d’água, velas aquecedoras bicos injetores, etc. Além da versão online completa de seu catálogo, disponível pelo www.catalogoeletronicodelphi.com.br.
Dunlop
Conceito “Quem tem garra, agarra” trouxe atrações interativas, desafios e prêmios. Alguns lançamentos foram os pneus para carros e SUVs, como o SP Touring, o SP Sport LM704, o Enasave 2030, o SP Sport 01 e o Sport 270.
Federal Mogul
O lançamento da linha de pastilhas STOP, desenvolvida para automóveis de entrada e veículos comerciais leves; o realinhamento da tradicional marca Bendix, com produtos para mais de 90% da frota circulante; a ampliação para o mercado de reposição dos produtos da marca Jurid, e o relançamento de pastilhas Ferodo, para carros importados. Tem ainda o kit de alinhamento de pastilhas, que ajuda na montagem dos componentes do veículoe o kit para o sensor eletrônico de desgaste, que indica no painel do veículo quando as pastilhas atingem o limite mínimo de eficiência e necessita substituição.
Gates
As novidades incluem desde peças avulsas até kits completos para o reparo do sincronismo e acionamento dos acessórios do motor.Além de reforçar o suporte técnico-comercial e como participar das campanhas, treinamentos, visitas à fábrica.
GMA (Grupo da Manutenção Automotiva)
Carro 100% lançou aplicativo que avisa o dono do automóvel quando há a necessidade de checar pastilhas de freio, amortecedor, filtros, entre outros componentes de uma lista de 25 itens. O aplicativo está disponível na App Store e Google Play e pode ser baixado no endereço eletrônico www.brmobile.com.br/sindipecas/app.
Grupo Randon
Teve destaques de todas as marcas do grupo. Da Fras-le, foi a lona de freio AF/750 City Bus, para aplicação em freios pneumáticos de ônibus urbanos, além da exclusiva e patenteada plaqueta vazada Matrixx. Da Master, o Sistema Anti-bloqueio (U-ABS), que funciona agregado ao sistema de freio tradicional, evitando o travamento das rodas de reboques e semirreboques. Entre outros produtos da Jost, Suspensys, Freios Controil e Castertech.
IQA
Em seu espaço, o destaque para a nova certificação para centros de reparação de transmissões, além das demais certificações para oficinas de manutenção de motores, freios, suspensão e direção. Também ressaltou o Selo Verde, com foco no meio ambiente.
Keko
Trouxe a evolução do o engate de reboque, com alinha K1 e K3. O produto chega com conceito inovador que associa resistência, praticidade e inteligência de engenharia com design exclusivo. Enquanto o K1 é a versão mais simples e de entrada, o K3 agrega diferenciais únicos no mercado brasileiro e mundial.
KSPG
Teve como destaque novidades nas linhas de produtos das marcas KOLBENSCHMIDT (KS), Pierburg e B.F. São marcas que abrangem itens como pistões, anéis de segmento, camisas de cilindro, bronzinas, válvulas, bombas de água, bombas de óleo, filtros, kits de motor, bielas, virabrequins e eixos de comando, além da linha de produtos Marwal, comercializada no mercado de reposição com bombas de combustível e sensores de nível.
Magneti Marelli
Destaque para os amortecedores Cofap, além dos 1.267 novos códigos nas linhas de pastilhas de freio, amortecedores para motos, kits de moto, componentes de suspensão e direção (pivôs de suspensão, terminais e barras de direção) e câmbio automatizado. Como novidade, os amortecedores do Jeep Renegade, com a tecnologia Cofap Full Displacement bitubulares com sistema de válvulas que proporcionam um controle suplementar das forças de amortecimento em compressão, pela válvula de tração, tecnologia que garante melhor estabilidade e conforto quando comparado a um amortecedor com válvulas convencionais.
MTE-Thomson
Lançamentos nas suas linhas de Temperatura e Injeção Eletrônica. Divulgou a interatividade do site, com a área “Oficina do Saber”, onde é possível encontrar vídeos sobre “Como Funciona”, Como Instalar”, “Dicas Técnicas”, “Palestras”, “Administrando Sua Oficina”, “Direito Jurídico” e para os balconistas, o “MiniBa” e também, a parte de “Cursos On-line”, onde o reparador pode fazer gratuitamente cursos em sua oficina ou casa, a hora que melhor lhe convier, com certificação através de demonstrações ao vivo.
NGK
Lançamento de velas aquecedoras para motores diesel e novas bobinas de ignição da marca, que chegam ao mercado no segundo semestre deste ano. Ao lado das velas e cabos, as bobinas completam o sistema de ignição, consolidando a fabricante como especialista em ignição.
OCAP
Grande fabricante europeu de peças para suspensão, fornecedor das principais montadoras europeias e líder no aftermarket, a italiana OCAP (Officine Canavesane di Precisione) expõe pela primeira vez no Brasil. Com destaque para linha de autopeças como bandejas, pivôs articulação axial, barra de direção e braços para suspensão. Começa no mercado de reposição mas tem intenção de montar fábrica aqui.
Reflex & Allen
Italiana, a marca chega para atacar o mercado de reposição com mangueiras espirais de freios, conexão de parte elétrica para cavalos mecânicos, tubulação de óleo lubrificante e combustível para veículos pesados etc. Comprou recentemente a divisão de mangueiras da Sabó.
Sabó
Lançamentos nas linhas metal-borracha, juntas de cabeçote e jogos de juntas metálicas e soft linha de retentores para motos, mais de 3.000 itens em toda sua linha. Divulgou todo o programa de relacionamento com o reparador: que compreende Caderninho Sabó, Redes Sociais, TOC (Treinamento de Orientação ao Consumidor), Guia de Oficinas Brasil entre outros.
Saint-Gobain Sekurit
Comemora os 350 anos do Grupo, com o lançamento do portal My@utover, que inclui catálogo eletrônico e vendas on-line. O My@utover é uma ferramenta de e-commerce disponível aos clientes da Saint-Gobain Sekurit 24 horas por dia 07 dias por semana, no qual permite que os usuários façam o seu pedido on-line, em qualquer lugar e a qualquer momento.
Schaeffler
Comemora os 350 anos do Grupo, com o lançamento do portal My@utover, que inclui catálogo eletrônico e vendas on-line. O My@utover é uma ferramenta de e-commerce disponível aos clientes da Saint-Gobain Sekurit 24 horas por dia 07 dias por semana, no qual permite que os usuários façam o seu pedido on-line, em qualquer lugar e a qualquer momento.
Taranto
O grupo reforçou a marca Filgar, com sua linha de jogos de juntas sem retentores.
Tec Doc
Líder no setor de informação eletrônica no mercado de reposição europeu, a TecDoc foi apresentada na feira, por meio da empresa TecAlliance, que vai oferecer ao mercado brasileiro o catálogo eletrônico com 26 marcas. O banco de dados do TecDoc é abastecido pelos próprios fabricantes de autopeças e as informações são disponibilizadas ao reparador mediante assinatura anual.
Tecfil
Teve lançamentos de kits de filtros para caminhões VW, divulgou o aplicativo com catálogo de produtos e levou um oficina conceito de troca de óleo chamada TECSTOP, que fazia a simulação um VW up!, mostrando sustentabilidade e qualidade.
Teneco
Levou peças para 240 aplicações no aftermarket, entre as marcas Monroe e Monroe Axios, além de oferecer palestra técnica aos visitantes no espaço Hot Spot. Foram 13 modelos de conversores catalíticos da Walker, a linha completa de amortecedores e componentes para suspensão da Monroe, além de peças metal-borracha Monroe Axios.
TMD Cobreq
Mostrou a vasta linha de lonas, sapatas e pastilhas para freios abrangendo veículos das linhas leve, pesada e motos da marca Cobreq. Como lançamentos para o mercado de reposição: 87 itens de pastilhas automotivas, 29 itens de sapatas automotivas, 12 itens de lonas para veículos comerciais, 40 itens de pastilhas para motos de baixa e alta cilindradas, e as novas linhas de kits embreagens/cabos de comando para motos do segmento Street.
Valeo
Destaques da empresa: nova linha Cibié Truck de limpadores de para-brisa para caminhões, faróis auxiliares OSCAR LED, novos kits de embreagens para caminhões e ônibus com motor Euro 5. E há ainda o novo kit de embreagem para ônibus urbanos da Mercedes-Benz que foi desenvolvido especialmente para utilização em vias urbanas, por apresentar excelente desempenho. Ressalta sua linha de faróis e lanternas disponíveis para modelos de automóveis.
Zen
Mostrou seu novo catálogo de produtos, acessado pelo site www.zensa.com.br, a partir de maio. Destaca em seu estande a linha de tensionadores de classe mundial, com dezenas de novos itens.
ZF Sachs
ZF Sachs trouxe sua linha de produtos para suspensão, transmissão e direção
Mais fotos: algumas pérolas da Automec 2015, valeram um click
Palestras no estrande da Delphi
Destaques dos estandes
MTE-Thomson reforça a Oficina do Saber
Palestras no estrande da Delphi
Pavilhão chinês, sempre presente
Uma oficina de troca de óleo
O painel do “Carro do Futuro” trouxe um artista captando a opinião dos visitantes do evento sobre como eles imaginam o carro do futuro
Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.
Ao utilizar este site, solicitar serviços e/ou fornecer informações pessoais o usuário está consentindo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.Estou cientePolítica de Privacidade