Avaliação Ford Ka FreeStyle: motor 1.0 mais que eficaz

Equipado com motor 1.0 Ti-VCT Flex de três cilindros, compacto é capaz de gerar 85 cv quando abastecido com etanol e 80 cv com gasolina.

Texto: Flávia Gomes 

Fotos: Divulgação 

O lançamento do Ford Ka FreeStyle 1.0 é uma resposta da montadora americana para o aumento do segmento de utilitários esportivos e veículos de perfil aventureiro. Segundo a empresa, nos últimos 15 anos esse setor avançou 500% e aumentou de 4% para 23% a sua participação na indústria. Dentro do segmento de hatches de entrada, só 5% das vendas são de modelos que oferecem essas características de utilitário desejadas pelos consumidores, o Ford Ka é um deles.

O compacto hatch com ar de pequeno utilitário vem equipado com o motor 1.0 TiVCT Flex de 85 cv, transmissão manual de cinco velocidades, direção elétrica, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento traseiro, faróis de neblina, rodas de liga leve de 15 polegadas e pneus 185/60 R15. Um modelo completo com facilidade de manutenção.

O propulsor 1.0 Ti-VCT Flex de três cilindros é capaz de gerar 85 cv quando abastecido com etanol e 80 cv com gasolina. Segundo dados da montadora, a 1.500 rpm disponibiliza 87% do torque máximo de 105 Nm (@ 4.500 rpm) com etanol e 100 Nm (@ 3.500 rpm) com gasolina. As médias de consumo são de 9,1 km/l com etanol e 13 km/l com gasolina na cidade. Na estrada, esses números foram de 10,4 km/l e 15/1 km/l respectivamente.

A nova transmissão manual MX65 tem primeira, segunda e terceira marchas com dupla sincronização e marcha à ré sincronizada. De acordo com a Ford, ela conta ainda com um acabamento especial de retífica nos dentes da segunda e terceira marchas e na coroa do diferencial, com a tecnologia Powerhoning, que contribui para a suavidade dos engates.

Entre os equipamentos de segurança, o Ford Ka FreeStyle 1.0 possui controle eletrônico de estabilidade e tração, sistema de proteção anticapotamento (ARP – Active Rollover Protection) com sensor de deriva, que estima a rolagem da carroceria em função da aceleração lateral e, se necessário, aciona os freios individualmente e reduz a potência do motor para garantir a segurança. Ele também vem de série com alarme volumétrico e ganchos Isofix para cadeiras infantis.

O visual do Ka FreeStyle 1.0 é esportivo. A grade dianteira e as rodas de liga leve são em cinza perolizado. Os faróis contam com máscara negra e a carroceria possui moldura preta no contorno. O modelo é disponível em seis cores: preto Ebony (sem custo adicional), branco Ártico (por R$600), cinza Moscou, cinza Copenhagen, marrom Trancoso e prata Dublin (por R$1.350).

No interior, o carro conta com bancos revestidos em couro e tecido, com duas faixas em tom mais claro no centro e costuras aparentes. As soleiras exibem apliques escovados com o nome FreeStyle. Os tapetes da cabine e do porta-malas são de borracha, com formato de bandeja. Com uma boa central multímidia, o Ford Ka oferece conectividade de um carro moderno, com simplicidade de um modelo intermediário, eficaz sem muito luxo.

Read Previous

Volkswagen celebra 300 mil unidades do Polo e do Virtus

Read Next

Honda Automóveis celebra o marco de dois milhões de carros