BYD inaugura fábrica de elétricos e lança carro híbrido flex

BYD inaugura fábrica de elétricos e lança carro híbrido flex

Tendo como palco a cidade de Camaçari, na Bahia, a BYD iniciou oficialmente as operações de sua fábrica de veículos elétricos no Brasil. A unidade, considerada a maior da América Latina e fora da Ásia, começa uma nova etapa na presença industrial da empresa no Brasil.

O evento de inauguração contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do fundador e CEO global da BYD, Wang Chuanfu, e de autoridades federais, estaduais e municipais.

A primeira instalação do complexo, com mais de 156 mil m², já está em funcionamento e iniciou a produção e faturamento de veículos destinados à rede de concessionárias em todo o país. Localizado em uma área total de 4,6 milhões de m², o polo industrial tem capacidade inicial para 150 mil unidades por ano, podendo alcançar 300 mil veículos na segunda fase e até 600 mil unidades com o novo investimento anunciado.

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O complexo foi construído em 15 meses e reúne tecnologias avançadas de automação e conectividade. A fábrica integra 26 instalações previstas, que abrigarão a produção completa de veículos elétricos e híbridos da marca, consolidando o Brasil como um dos principais polos da BYD no mundo.

Durante o evento, a montadora apresentou o primeiro carro super-híbrido plug-in flex fuel do mundo: o BYD Song Pro edição especial COP30. O modelo simboliza a integração entre tecnologia elétrica e o uso do etanol, combustível amplamente disponível e renovável no Brasil. Produzido na nova planta, o veículo foi entregue oficialmente ao presidente da República e celebra a fabricação do automóvel de número 14 milhões da BYD em nível global.

BYD inaugura fábrica de elétricos e lança carro híbrido flex

A empresa informou que a nova tecnologia, denominada DM-i (Dual Mode Intelligent), combina motor elétrico e motor a combustão flex, que atua principalmente como gerador de energia. O sistema permite o funcionamento com qualquer proporção de gasolina e etanol, priorizando a tração elétrica e a eficiência energética.

Segundo a BYD, o desenvolvimento da versão flex do sistema híbrido foi resultado de uma cooperação entre engenheiros brasileiros e chineses. O objetivo é adaptar a tecnologia às condições do mercado nacional e aproveitar o potencial do etanol como vetor de descarbonização.

Além do novo veículo, o evento reforçou os planos de expansão da empresa no país. Wang Chuanfu anunciou novos aportes para ampliar a capacidade da fábrica, com o objetivo de posicionar a BYD entre as três maiores montadoras do Brasil até 2028 e alcançar a liderança de mercado até 2030.

A operação da planta em Camaçari já emprega cerca de 1,5 mil trabalhadores, com expectativa de aumento conforme novas fases do complexo entrarem em operação. A estrutura, situada na recém-renomeada Avenida BYD, deve impulsionar o desenvolvimento industrial e tecnológico do Nordeste, além de integrar a cadeia nacional de fornecedores automotivos.

O BYD Song Pro edição especial COP30, produzido na Bahia, terá apenas 30 unidades, destinadas à conferência global sobre mudanças climáticas que ocorrerá em 2026 em Belém (PA). O modelo reforça a meta da empresa de oferecer soluções tecnológicas alinhadas às políticas de transição energética e à agenda ambiental brasileira.

Desde sua chegada ao Brasil em 2014, a BYD consolidou presença nos segmentos de energia limpa e mobilidade elétrica. A marca responde por mais de 76% das vendas de veículos elétricos no país e cerca de 27% dos híbridos. No acumulado de 2025, a companhia já superou 170 mil unidades comercializadas, alcançando a quarta posição no ranking nacional de vendas.

Com mais de 200 concessionárias ativas e meta de chegar a 250 lojas até o fim do ano, a empresa aposta no crescimento da frota eletrificada no país. A nova fábrica em Camaçari representa um passo estratégico para aumentar a produção local, reduzir custos logísticos e expandir o acesso dos consumidores brasileiros a modelos eletrificados.

 

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