
Tech Drive: Avaliação do BYD SEAL, um sport coupé 100% elétrico com muito torque e boa autonomia. Vamos subir o sarrafo dos veículos elétricos, apresentando o BYD SEAL, um coupé esportivo tanto no desempenho quanto no visual. Avaliamos o modelo e com certeza o destaque foi o conjunto mecânico, fruto de uma combinação de engenharia de ponta e uma plataforma concebida exclusivamente para carros a bateria.
Com dois motores elétricos, um em cada eixo, o BYD SEAL proporciona uma tração integral permanente (AWD), que distribui a força de forma inteligente às quatro rodas. A combinação entrega 531 cv de potência e 590 Nm de torque, revelando uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos.
Com 82,56 kWh de capacidade, a bateria do SEAL faz parte de um conjunto estrutural inovador, a Cell-to-Body (CTB), que eleva a resistência da carroceria ao integrá-la ao próprio pack de células. Na prática, essa combinação proporciona maior rigidez torcional, melhor estabilidade nas curvas e um centro de gravidade mais baixo. O modelo ainda ficou 10 mm mais junto ao solo que um modelo convencional, resultando em melhor desempenho aerodinâmico e impacto visual.
A suspensão, do tipo double wishbone na dianteira e multilink na traseira, revela um acerto preciso, compartilhando estabilidade e conforto ao rodar, sendo particularmente competente nas mudanças de faixa em velocidade (133 km/h) e nas manobras de emergência, como o teste do alce realizado a 83 km/h, segundo dados da montadora.
Ainda na parte mecânica, o modelo conta com discos ventilados nas quatro rodas, sendo perfurados na dianteira, para uma frenagem consistente e progressiva. A combinação de freios, suspensão e plataforma proporciona ao SEAL um comportamento dinâmico seguro, sendo um ponto alto tanto nas retomadas quanto nas frenagens exigidas pelo tráfego.
Seu powertrain faz parte da e-Platform 3.0, desenvolvida exclusivamente para veículos 100% elétricos. A bateria Blade, outra tecnologia desenvolvida pela BYD, é uma peça essencial que proporciona eficiência energética, estabilidade e segurança. Com 100% de carga, o alcance do BYD SEAL chega a 372 km, no PBEV do INMETRO e no ciclo urbano WLTP a autonomia é de 520 km, de acordo com os registros da marca.
Não podemos deixar de mencionar a central multimídia completa com uma tela rotativa exclusiva de 15,6 polegadas, preparada para aplicativos integrados, incluindo Android Auto e Apple CarPlay. O modelo possui ainda um painel de instrumentos completo com tela de 10,25 polegadas.
Ele proporciona uma combinação de eficácia, estabilidade e baixo centro de gravidade, sendo particularmente relevante tanto para o manejo quanto para o uso de espaço interno. A posição das mãos de suspensão, junto ao chassi, revela um acerto de engenharia destinado ao prazer ao volante — sendo ele um modelo que responde de forma rápida às mãos do motorista, quase como um esportivo de alto desempenho.
Com um conjunto motriz que se destaca pelo equilíbrio, pelo torque instantâneo e pelo baixo ruído, o BYD SEAL revela toda a maturidade da engenharia da marca, mostrando que a combinação de nova plataforma, nova suspensão e nova propulsão proporciona um modelo ao mesmo tempo emotivo na condução e preciso nas reações. Ele eleva o patamar de exigência no mercado de sedãs elétricos, sendo uma combinação de eficácia, estabilidade e prazer ao volante.
Em um período marcado pelo interesse compartilhado na descarbonização da mobilidade, o SEAL revela como a engenharia de um modelo 100% elétrico consegue ir além da sustentabilidade, compartilhando também uma dinâmica envolvente e um desempenho de alto nível.
Ficha técnica do BYD SEAL
Características | Dados |
Comprimento (mm) | 4.800 |
Largura (mm) | 1.875 |
Altura (mm) | 1.460 |
Entre-eixos (mm) | 2.920 |
Bitola dianteira / traseira (mm) | 1.620 / 1.625 |
Altura mínima do solo (mm) | 120 |
Peso em ordem de marcha (kg) | 2.185 |
Peso bruto total (kg) | 2.631 |
Pneus | 235/45R19 |
Balanço frontal / Balanço traseiro (mm) | 875 / 985 |
Suspensão dianteira | Double Wishbone |
Suspensão traseira | Multi-link |
Freios dianteiros | Discos ventilados e perfurados |
Freios traseiros | Discos ventilados |
Tração | AWD |
Potência (cv) | 531 |
Torque máximo (Nm) | 590 |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 3,8 |
Velocidade máxima (km/h) | 180 |
Autonomia (PBEV) | 372 km |
Bateria | Blade (LFP) |
Capacidade da Bateria (kWh) | 82,56 |
Tempo de Recarga (30%-80%) | Aprox. 30 minutos |
Portinhola de recarga | Elétrica |
Abertura do porta-malas | Elétrica |
Roda | Liga de alumínio de 19” |
Proteções | Inferior para powertrain e bateria |
Iluminação | Full LED, DRLs, luz de posição, lanterna, luz de freio |
Tecnologia | Carregador sem fio, USB Type-A e Type-C, ICS, 4G, 12 alto-falantes Dynaudio |
Segurança | 8 Airbags, ADAS, Controle de cruzeiro adaptativo, Assistente de faixa, Câmera 360º, Alerta ponto cego |
Garantia | 8 anos ou 200.000 km para motor e controller; 8 anos, km ilimitado, para a bateria |

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.