
Marca investe novamente num modelo com toque aventureiro, sem perder a robustez da mecânica e a manutenção já conhecida
Texto: Carol Vilanova
Fotos: Edinho Paiva
O monovolume da Chevrolet chegou há três anos, atraiu muitos adeptos dessa categoria de modelo, e de quebra levou os taxistas à loucura: não existe um ponto em São Paulo que não tenha uma Spin branca fazendo corrida.

Mas o carro é bom, se garante na marca, e tem espaço e tecnologia de sobre. Não é o mais bonito dos modelos no mercado, mas desde chegou cumpriu bem o seu papel de ficar entre as falecidas Meriva e Zafira.
A versão Activ foi um “must”, afinal, há tempos a Ford nada de braçada no segmento que tiveram outros na cola: Palio Adventure, Sandero Stepway, VW CrossFox e por último a Renault Duster.
Então a Chevrolet começou a agir, aliás, lá trás, quando foi feito o primeiro projeto do Agile, parte da família Viva, a ideia era ter um modelo com estilo aventureiro. E foi o que a marca fez. É fato que só muda a roupa, o interior é o mesmo Spin de outrora.
Dentro da General Motors eles não gostam de chamar o Spin de monovolume. É mais: é um MPV (Multi Purpose Vehicle – “veículo multi-uso”), quase um SUV, que tem espaço interno e versatilidade como principais atributos para conquistar o mercado.
A principal característica do Spin Activ são os elementos decorativos da carroceria e, é claro, que o interior personalizado. Entre as mudanças mecânicas, destacamos a transmissão automática de seis marchas, a mais moderna da marca.
Vamos começar pelo desenho externo, com novos para-choques, molduras e saias laterais, rack de teto, estepe na tampa traseira e faróis com máscara negra. Na lateral, as rodas de 16 polegadas dão sensação de robustez, com as molduras de proteção nos para-lamas, soleira das portas e um largo decalque.

Segundo a Chevrolet, o consumidor gosta do estepe fixado na parte traseira, por isso, este é mais um detalhe, com sistema anti-furto, é claro. Além disso, o vão livre em relação ao solo é maior nessa versão. São apenas cinco pessoas nesta versão e capacidade de 710 litros de bagagem.
Entre as alterações mecânicas, estão a transmissão automática de seis velocidades de segunda geração (GF6-2), que proporciona trocas de marchas em tempo 50% menor e reduções duplas e até triplas.
Na prática, é um veículo versátil e ágil em retomadas, com trocas suaves que o motorista nem sente. O motor é o mesmo 1.8 Ecotec da versão convencional, equipado com duplo comando de válvulas continuamente variável (Dual CVVT), com variação do tempo de abertura das válvulas de admissão e de escape, com o funcionamento controlado por pressão de óleo.

Também adota um coletor de admissão variável, que torna as respostas do motor mais rápidas. Em relação ao material empregado na construção dos componentes, o Ecotec conta com bielas forjadas, ao invés de fundidas.

O cabeçote é feito de alumínio, assim como o cárter, e juntamente com o bloco contam com galerias internas para refrigeração especialmente desenhadas de modo que a temperatura no cabeçote seja menor, permitindo maior avanço de ignição, o que resulta em menor consumo.
Saiba mais sobre esse motor: http://www.oficinanews.com.br/mecanica-leve/motor-ecotec-mostra-tecnologia-e-sofisticacao/
Agora, na estrutura do modelo, por conta das rodas maiores, a altura foi elevava em relação ao solo em 8 mm, os pneus são mais largos e de perfil baixo (205/60 R16). A calibração da suspensão foi refeita, com molas e amortecedores de acertos específicos. Tudo isso para conseguir um comportamento com dinamismo e esportividade, sem perder é claro, o estilo bem aventureiro.

Por dentro, temos um carro confortável e cheio de tecnologia, aliás, a Chevrolet já vem conectada desde alguns modelos, e nesse não foi diferente. Com materiais personalizados, e acabamento mais esportivo, o Spin adora moldura prateada no centro do painel, onde fica o sistema multimídia Chevrolet MyLink com tela de sete polegadas sensível e várias funções.

Volante revestido em couro, com controles posicionadas na extremidade do raio. De série também são ar-condicionado, a direção hidráulica, os retrovisores e os vidros elétricos. Estamos falando de um modelo completo e confiável, que custa a partir de R$ 65.860,00, com três anos de garantia.
CHEVROLET SPIN ACTIV 2015 1.8 ECONO.FLEX
Ficha Técnica
MOTOR
Modelo: M18XF
Disposição: Transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Cilindrada: 1.796 cm3
Diâmetro e Curso: 80,5 x 88,2 mm
Válvulas: SOHC, duas válvulas por cilindro
Injeção eletrônica: M.P.F.I. (Multi Point Fuel Injection)
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência máxima: 108 cv a 5.400 rpm (etanol) / 106 cv a 5.600 rpm (gasolina)
Torque máximo: 17,1 kgfm a 3.200 rpm (etanol) / 16,4 kgfm a 3.200 rpm (gasolina)
Rotação máxima do motor: 6.300 rpm
Bateria: 12V, 40 Ah (40 Ah com ar-condicionado)
Alternador: 100 A (100 A com ar-condicionado)
TRANSMISSÃO
Modelo: GF6 – Automática de 6 velocidades com Active Select
Relação de marchas:
Primeira: 4,449:1
Segunda: 2,908:1
Terceira: 1,893:1
Quarta: 1,446:1
Quinta: 1,000:1
Sexta: 0,742:1
Ré: 2,871:1
Diferencial: 3,720:1
CHASSIS/SUSPENSÃO
Dianteira: Independente do tipo McPherson com molas helicoidais, amortecedores telescópicos pressurizados e barra estabilizadora
Traseira: Semi independente, com eixo torsão, barra estabilizadora no eixo traseiro, molas helicoidais e amortecedores pressurizados
Direção: Pinhão e cremalheira com assistência hidráulica
Direção redução: 16.0:1
Direção número de voltas: 2,87
Diâmetro de giro: 10,88 m
FREIOS
Tipo: Discos ventilados dianteiros, tambor traseiro
Disco diâmetro x espessura:
Dianteiro: 256 x 24 mm; traseiro: tambor 230 x 45 mm
RODAS/PNEUS
Rodas: 16 x 6,5J
Pneus: 205/60 R16
CAPACIDADES
Porta-malas: 710 (LT, 5 lugares) litros
Carga útil: 450 kg (MT e AT)
Tanque de combustível: 53 litros
Óleo do motor: 3,25 litros (3,5 com o filtro)
Sistema de refrigeração: 5,40 litros
Sistema de partida a frio: 0,50 litros

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.