
Exclusividade no mercado de reposição, a Cofap fornece tubos internos com buchas teflon para motocicletas. Por meio da divisão Marelli Cofap Aftermarket, os produtos chegam para atender às demandas do segmento duas rodas, e ampliar seu catálogo de peças de reposição conforme as especificações técnicas dos produtos genuínos.
Segundo a marca, por conta dessa característica fundamental dos produtos Cofap, o portfólio de tubos internos da marca, que possui mais de 30 códigos e cobertura de 95% da frota circulante, conta com alguns códigos que, do mesmo modo que o equipamento original, já possuem as buchas de Teflon®.
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São cerca de 10 tubos internos Cofap com esse diferencial exclusivo no mercado de reposição. A estratégia de comercializar os tubos internos com as buchas para o mercado de reposição faz parte do compromisso da empresa em oferecer componentes da mais alta qualidade e desempenho das peças originais. Além disso, o conjunto completo – tubo com bucha – torna a reparação mais prática e econômica. Ao adquirir os tubos em que há a necessidade da bucha de outras marcas, o proprietário da moto terá que comprar, também, as buchas de Teflon® separadamente, fazendo com que o processo seja mais caro e trabalhoso.
Confira os códigos de tubos internos Cofap equipados com bucha de Teflon® e suas aplicações:
- TIC41006M (Honda XR 250 Tornado, de 2001 a 2009 – com bucha externa),
- TIC41010M (Honda NX400 Falcon, de 1999 a 2008 e de 2013 a 2015 – com bucha externa),
- TIC41011M (Honda CBX 250 Twister, de 2001 a 2009; CB 300, de 2009 a 2015 – com bucha externa),
- TIC41013M (Honda XR 200R, de 1993 a 2002 – com bucha externa),
- TIC41015M (Honda XRE 300, de 2010 a 2021 – com bucha externa),
- TIC41019M (Honda CRF 230F, a partir de 2006 – com bucha externa)
- TIC42002M (Yamaha 250 Fazer, de 2005 a 2011 – com bucha externa),
- TIC42004M (Yamaha XTZ 125, de 2003 a 2012 – com bucha externa),
- TIC42005M (Yamaha XTZ 250 Lander, de 2007 a 2014 – com bucha externa),
- TIC42009M (Yamaha YS 250 Fazer, de 2012 a 2017 – com bucha externa),
Atenção na hora da troca
O tubo interno da bengala de suspensão dianteira de uma motocicleta é um cilindro que faz parte do sistema de amortecimento e fica posicionado entre a roda e o guidão. A principal função do componente é absorver as irregularidades do piso, mantendo a roda em contato com o solo e deve ser substituído quando apresentar empenamento, sinais de desgaste, riscos ou avarias. É recomendado, também, a troca do fluído hidráulico e dos retentores, seguindo as orientações do fabricante.
É importante ressaltar que, apesar da aparência “simples”, os tubos internos são diferentes para cada motocicleta. Além das diferenças dimensionais, existem diferenças na composição dos diversos componentes internos. Por isso, é fundamental seguir estritamente o código de aplicação para não comprometer a segurança do veículo.
A Marelli Cofap Aftermarket oferece ao mercado mais de 70 famílias de autopeças (veículos leves e pesados) e motopeças com as marcas Cofap e Magneti Marelli, sendo que o catálogo de componentes para motos é composto por 20 famílias.
Os produtos podem ser encontrados em todo território nacional graças à maior rede de distribuição do Brasil, composta pelos maiores e melhores distribuidores regionais e nacionais. Além disso, a empresa é pioneira no conceito de marketing de serviços no pós-venda e possui uma equipe promocional própria, com técnicos e promotores experientes e altamente capacitados para atender todos os elos da cadeia de distribuição do setor de reposição: Distribuidor, Revendedor, Aplicador e Consumidor Final.
Os lançamentos podem ser encontrados no catálogo eletrônico disponível para celulares IOS e Android e no site www.mmcofap.com.br. Mais informações e esclarecimentos de dúvidas sobre os produtos Cofap podem ser obtidos através do atendimento ao consumidor 0800-0194054.

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.