
Tem início nesse final de semana a 66ª temporada do Campeonato Mundial de Formula 1, com muitas mudança entre pilotos e equipes, que prometem acirrar a disputa pelo título desse ano. São dois brasileiros: o veterano Felipe Massa, que corre o segundo ano pela Willimas e tem chances de conquistar boas posições, e o novato Felipe Nars, pilotando uma Sauber e ainda começando na árdua tarefa de se manter no grid.
Para deixar as disputas mais emocionantes, a Pirelli definiu os pneus que serão usados nos grandes prêmios da Austrália, Malásia, China e Bahrein, as primeiras quatro etapas do ano. Na Austrália, serão utilizados os compostos P Zero Branco médio e P Zero Amarelo macio, mais adequados às exigências da pista e se comportam bem nas variações climáticas que acontecem no circuito de Albert Park, em Melbourne, que tem a pista escorregadia, com baixa aderência, alta pressão aerodinâmica e frenagens fortes. A diferença de tempo esperada entre os dois compostos está entre 1s2 e 1s5 por volta.
Já no circuito de Sepang, na Malásia, é conhecido pela alta abrasividade do seu asfalto e pelo clima de altas temperaturas, as melhores escolhas de compostos foram o P Zero Laranja duro e P Zero Branco médio.
Para a prova da China, foram selecionados os pneus P Zero Branco médio e P Zero Amarelo macio, que tem melhor durabilidade face a alta degradação esperada por conta da pista, gerando altas disputas e muitas opções de estratégias.
Os mesmos compostos – P Zero Branco médio e P Zero Amarelo macio – vão calçar os bólidos no traçado do Bahrein, que exige muito dos pneus traseiros. Com largada no final da tarde e término no início da noite, tanto a pista – cada vez mais emborrachada – quanto o clima deverão variar bastante ao longo da prova.
Os pneus escolhidos:
P Zero Vermelho | P Zero Amarelo | P Zero Branco | P Zero Laranja | |
Austrália | Macio | Médio | ||
Malásia | Médio | Duro | ||
China | Macio | Médio | ||
Bahrein | Macio | Médio |

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.