Controil apresenta dica de manutenção do cilindro mestre

Controil apresenta dica de manutenção do cilindro mestre

Parte do sistema de frenagem, Controil apresenta dica de manutenção do cilindro mestre. Todo conjunto é composto por vários itens, entre eles, discos de freio, pastilha, tambor, lona, sapata, servo freio e cilindro mestre.

O cilindro mestre, que tem como função transmitir a pressão hidráulica para as rodas e, assim, fazer com que os freios funcionem, é uma das peças que merece atenção no momento da reparação.

“O aperto incorreto nas tubulações do sistema de freios pode danificar a própria tubulação e comprometer a integridade do sistema proporcionando entradas de ar”, afirma Vagner Marchiniak, Consultor de Marketing de Produto da Controil. Ele também ressalta que, ao retirar e montar o cilindro mestre, é preciso usar a chave de tubulação apropriada, pois chaves comuns podem estragar as conexões. O reservatório de líquido de freio também não deve ser forçado lateralmente, sob risco de trincar.

Marchiniak destacou ainda ser necessário cuidado na limpeza do reservatório e lubrificação. Os componentes devem ser lubrificados com o fluido de freio para facilitar a montagem.

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Ao trocar o cilindro mestre, é necessário atenção à luz indicadora no painel. O sistema deve reconhecer o sensor de nível.

A recomendação é sempre que substituir o líquido de freio, usar o indicado pelo fabricante do veículo, na ausência deste, a cada 10.000 km rodados ou seis meses ou quando observar alguma anormalidade no funcionamento fazer uma revisão no sistema de freio

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