
*Por Sérgio Fabiano
De multinacional a microempresa. O atendimento às normas técnicas pode beneficiar todos, uma vez que possibilita ampliar a margem competitiva, rumo a novos mercados, cada vez mais exigentes. Redução das possibilidades de erro e, por consequência, de custos, aumento da capacidade para atender novos contratos, inspiração de confiança e fidelização dos clientes são algumas vantagens competitivas da normalização para empresas de todos os portes.
Nesse sentido, é importante destacar o convênio de cooperação técnica e financeira firmado entre a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Essa iniciativa é interessante porque desde 2007 estimula os pequenos negócios a desenvolverem serviços e produtos respaldados pelas normas técnicas, um padrão de qualidade que o mercado exige.
Essa parceria busca promover a competitividade das micro e pequenas empresas (MPEs) via conscientização para o uso das normas técnicas, que passaram a ser oferecidas a preços subsidiados. Ficam disponíveis para compra – por 1/3 do seu preço de mercado – todas as normas ABNT e AMN (Associação Mercosul de Normalização), o que corresponde, respectivamente, a cerca de 8,5 mil e mais de 600 normas. O Sebrae banca 1/3 do valor da norma e a ABNT deixa de recolher a mesma quantia.
Além da redução de custos para a aquisição das normas, o convênio possibilita o acesso às atualizações. Por um custo menor, o empresário adquire a norma e se mantém atualizado. Essa atualização gera mais segurança, por exemplo, aos clientes dos serviços de reparação porque os empreendedores têm o suporte técnico necessário para melhorar continuamente a reparabilidade dos veículos com o atendimento integral das prescrições das normas ABNT.
Diante da complexidade da tecnologia aplicada aos veículos, as normas específicas são cada vez mais essenciais no dia a dia das oficinas de reparação automotiva uma vez que contribuem para que haja uma orientação detalhada e completa dos serviços a serem realizados e, assim, estabelecem padrões de qualidade. Inclusive, a obtenção de normas técnicas é um dos itens solicitados nas auditorias do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva para a certificação.
Para pesquisar e comprar normas com desconto, por meio do convênio, basta que a empresa tenha um faturamento anual inferior a R$ 3.600.000,00 e faça o cadastro no site da ABNT (www.abntcatalogo.com.br/sebrae).
Ainda é fruto dessa interessante parceria o acesso gratuito a algumas coleções setoriais, focadas no produto e no processo. Entre as coleções disponíveis estão autopeças e reparo de veículos (oficinas). Aqui se abre mais uma porta para que pequenos empreendimentos também participem do processo de normalização e usufruam de seus inúmeros benefícios.
Para a cadeia automotiva, essa também é uma oportunidade para propagar e incentivar o uso dos procedimentos de qualidade pelas MPEs que, ao aplicar especificações já testadas, podem atender requisitos técnicos, padrões cada vez mais elevados para seus serviços e produtos.
*Sérgio Fabiano é gerente de Certificação de Serviços do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva.

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.