Cuidados com o meio ambiente na oficina

Cuidados com o meio ambiente na oficina

Gestão de oficinas: Cuidados com o meio ambiente na oficina. IQA fala sobre a importância de manter um estabelecimento sustentável na reparação automotiva, começando com atitudes simples, como fazer a separação dos resíduos e dar o destino correto a eles

Texto: Carol Vilanova

Fotos: Divulgação

Deixou de ser um diferencial, agora contribuir para a preservação do meio ambiente é uma questão de consciência, além de ser obrigatório. Nos tempos atuais, empenhar-se em manter as questões relativas à sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente no ambiente da oficina é essencial para trabalhar com seriedade e transparência com o cliente.

E muitas vezes, atitudes simples e que não custam nada podem ser adotadas para bem cumprir essa missão. Mas muitas vezes os gestores das oficinas pensam que esse é um assunto assustador, que demanda milhares de reais em investimento na infraestrutura e treinamento, e a história não é bem assim. Para tudo precisa investimento, é claro, mas não é nenhum bicho de sete cabeças deixar sua oficina ecologicamente amigável. E chega a ser prazeroso no final do dia.

Entre no nosso podcast

Acesse os vídeos do You Tube

Leia a Revista Oficina News completa

Nesse mês as dicas do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) vêm elucidar alguns pontos para que a sua oficina entre de corpo e alma no capítulo da sustentabilidade.

Sergio Ricardo Fabiano, gerente de Serviços Automotivos do IQA, esclarece algumas dicas gerais sobre o assunto: “a questão ambiental nos centros de reparação deve ser um item que faça parte do dia a dia dos funcionários da oficina, porque este tipo de negócio é um grande gerador de contaminantes para o ambiente”, diz.

Cuidados com o meio ambiente na oficina

Para mudar a consciência do mecânico, segundo o gerente, cabe ao dono da oficina mostrar a importância da mudança de pensamento e da prática correta. “Isto pode ocorrer com o treinamento/palestras dos colaboradores que passam a ter conhecimento da importância de preservar o meio ambiente e pensar nas novas gerações (filhos e netos), vendo como essas pequenas mudanças afetam seu dia a dia começa a mudar seu pensamento”, afirma.

Em relação a investimentos, Sérgio esclarece que para o negócio da oficina não existe um equipamento específico para investir quando falamos de descarte de materiais. “Estes ficam a cargo das empresas especializadas e que fazem a destinação adequada”, comenta.

O primeiro passo, literalmente, é fazer a separação do lixo e os resíduos e dar destinos corretos para cada um deles, reciclando o que for possível e dando o descarte correto ao que não é. Existem empresas especializadas e homologadas em descarte ecologicamente correto. É interessante pensar que separar lixo é algo que passa a fazer parte da cultura do indivíduo, e começar é dar o primeiro passo, não custa nada. Uma lição que pode ser usada tanto em seu local de trabalho quanto em casa.

O gerente do IQA explica que os materiais que podem ser reciclados são papel e papelão (não contaminados com óleo), plásticos, vidros, pneus, baterias automotivas, materiais metálicos entre outros. Já os materiais contaminados com óleo como filtros (ar e óleo), garrafas de óleo, panos de limpeza, resíduos de óleo/graxa devem ser armazenados adequadamente e destinados a empresas especializadas e autorizadas por órgão ambientais para a coleta e destinação adequada. “Estes materiais não podem ser colocados e descartados no lixo comum. Procure mais informação na prefeitura de sua cidade”, diz.

Cuidados com o meio ambiente na oficina

Sérgio complementa contando sobre os processos listados pelo próprio IQA, compilados no Manual de Boas Práticas, que pode ser solicitado pelo e-mail: negocios@iqa.org.br mediante um pequeno cadastro. Ali, o empresário pode consultar os processos que podem ser aplicados na oficina.

“Existem também regulamentações, o Brasil possui diversas Leis, resoluções e normativas (a nível Federal, Estadual e Municipal) que são relacionadas ao descarte adequado de materiais contaminantes e que podem gerar pesadas multas para as oficinas como a LEI FEDERAL 12.305 / 2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos), Resolução CONAMA 301/02 – (Descarte de pneus inservíveis), Resolução CONAMA 401/08 (Descarte de baterias), Resolução CONAMA 251/99 (Regulagem de motor Ciclo Diesel/opacidade), Resolução CONAMA 227/97 (Regulagem de motor Ciclo Otto), entre uma diversidade de outras relacionadas ao tema”, complementa.

Algumas ações podem ser executadas para diminuir o impacto ao meio ambiente sem muito investimento:  

– Coletar água de chuva das calhas e armazenar em pequenos tambores para utilizar na lavagem da oficina e de veículos;

– Diminuir o consumo de energia elétrica instalando telhas transparentes e lâmpadas de menor consumo (como as Leds);

– Destinar o óleo usado do motor/câmbio para empresas especializadas (que compram este material);

– Destinar os materiais recicláveis (papel, papelão, plástico etc.) para locais próximos que realizam a coleta, na maioria das cidades as prefeituras possuem pontos de coleta;

– Realizar conversas periódicas e treinamentos gratuitos de orientação dos colaboradores, que estão disponíveis pela internet.

Como cuidar de situações que impactam a oficina, segundo o IQA:

– óleo lubrificante usado: Destinar os resíduos de OLUC (Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado) par empresas especializadas que realizam a coleta, transporte e tratamento corretos.

– Descarte de sólidos embebidos em óleo: Contratar empresas especializadas na coleta de materiais contaminados com óleo como filtros (óleo e ar), panos, estopas, serragem, papelão, entre outros.

– Descarte de sólidos, como panos, papelão e peças: Armazenar e descartar adequadamente em locais autorizados pela prefeitura local.

– Emissões e gases: Infelizmente o Brasil não avançou na questão da Inspeção Veicular Periódica para os veículos, o que traz serias consequências para o ar e para a segurança dos veículos. Por isto da importância da manutenção preventiva e periódica do veiculo para manter as emissões dentro dos níveis definidos pela legislação.

– Produtos minerais e ferrosos: Armazenar e descartar adequadamente em locais autorizados pela prefeitura local e com empresas especializadas.

– Baterias: Armazenar e descartar adequadamente com empresas especializadas (próprio fabricante do produto).

– Plásticos: Armazenar e descartar adequadamente em locais autorizados pela prefeitura local e com empresas especializadas.

Ecologicamente certificada

O IQA mantém uma certificação específica para questões relacionadas com o meio ambiente na oficina. Sérgio conta que o Selo Verde é uma certificação com foco ambiental, em que a empresa solicita processos que permitem a otimização do uso de insumos, o descarte adequado de resíduos e a valorização do serviço prestado. “Assim, além de ser ecologicamente correta, tendência cada vez mais forte no mundo corporativo, a empresa até consegue ter um retorno financeiro (direto ou indireto)”, observa.

“Para conquistar a Certificação Ambiental do IQA (Selo Verde), o empresário do setor da reparação tem que desenvolver e aplicar efetivamente as ações que comentamos anteriormente”, afirma.

Segundo Sérgio, a preservação do meio ambiente tem que fazer parte do dia a dia do reparador e ser realmente praticada por todos dentro da oficina. Sendo que para ser certificado a oficina tem que atender mais de 60 itens de requisitos exigidos nesta certificação.

“O Selo Verde para o IQA tem uma grande importância para com a preservação ambiental e a preocupação com as futuras gerações dentro do negócio da reparação automotiva. Atualmente o IQA possui 48 empresas do setor da reparação certificadas”, finaliza.

Read Previous

Cofap e Magneti Marelli conscientizam sobre a manutenção preventiva

Read Next

Dicas para manutenção de veículos clássicos

Posts Relacionados