ESP® tende a se tornar item de série para o sistema de segurança

O Programa Eletrônico de Estabilidade da Bosch, mais conhecido como ESP®, está cada vez mais presente nos automóveis, como item de segurança de série. De acordo com estudos, esse sistema pode evitar até 80% dos acidentes causados por derrapagens, logo, cada vez mais países estão alterando suas legislações e exigindo que os automóveis novos saiam da fábrica com o ESP® como equipamento de série.

Na Europa, isso já ocorre desde outubro de 2011. Na União Europeia, a partir de novembro de 2014, o ESP® virá instalado como item de série em todos os veículos novos; e na Argentina isso ocorrerá a partir de 2018. Já nos Estados Unidos, o sistema é obrigatório em todos os veículos de até 4,5 toneladas métricas; e regulamentações semelhantes entrarão em vigor nos próximos anos na Austrália, Japão, Coréia e Rússia. Na China, aproximadamente 20% dos automóveis novos saem da linha de produção já equipados com o sistema.

O funcionamento do ESP® evita a derrapagem do carro, já que é capaz de corrigir automaticamente a trajetória do veículo, freando as rodas, de forma autônoma, e gerenciando a potência do motor de acordo com a necessidade. Um microcomputador faz o monitoramento dos sinais dos sensores do ESP® e verifica 25 vezes por segundo se a trajetória real do veículo corresponde aos movimentos feitos pelo motorista ao volante.

Se o veículo se movimentar em uma direção diferente, o sistema detecta a situação crítica e reage de imediato – independentemente da ação do motorista, utilizando o sistema de frenagem do veículo para “conduzi-lo” de volta à estrada. Com intervenções seletivas de frenagem em cada roda, o ESP® produz a força contrária necessária para que o veículo reaja de acordo com a vontade do motorista. O programa não só inicia a intervenção de frenagem, como pode intervir no motor para acelerar as rodas motrizes.

Desde o início da produção em série, em 1995, a Bosch realizou melhorias no sistema de segurança ativa, incorporando funções adicionais. Enquanto a primeira versão pesava 4,3 kg, a Geração 9 é mais leve e compacta, pesando apenas 1,6 kg. Atualmente, a Bosch fabrica o ESP® na Alemanha, França, Estados Unidos, Japão, China, Índia e Brasil.

Read Previous

Corrida pelo consumo

Read Next

Veículos comerciais Hyundai CAOA marcam presença na Fenatran Centro-Oeste