Fiat Argo Trekking: motor 1.3 Firefly e câmbio CVT

Fiat Argo Trekking

Tech Drive: Confira avaliação do Fiat Argo Trekking, que usa o motor 1.3 Firefly acomplado num câmbio CVT 

O Fiat Argo tem um quê de divisor de águas, desde que substitui o Palio como o hatchback da marca em 2017. Tem design moderno, conjunto mecânico robusto e recursos tecnológicos relevantes atualmente. A versão Trekking é mais um desses divisores, reforçando a proposta da Fiat como versão aventureira do hatch, e que ainda trazem algumas mudanças na parte mecânica.

Fiat Argo Trekking: motor 1.3 Firefly e câmbio CVT

Fizemos a avaliação do modelo, que se destaca pelo desempenho do motor 1.3 Firefly aliado à transmissão automática do tipo CVT, uma combinação que amplia a eficiência energética e o posiciona em um patamar de competitividade dentro do segmento.

O Argo Trekking utiliza o motor 1.3 Firefly, que entrega até 107 cv de potência e torque de 13,7 kgfm quando abastecido com etanol. Essa motorização é resultado do projeto desenvolvido pela Stellantis para oferecer equilíbrio entre consumo e desempenho em veículos compactos.

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O propulsor possui quatro cilindros, oito válvulas e comando variável na admissão, o que contribui para melhor aproveitamento do torque em diferentes faixas de rotação. Desde o seu lançamento, o Firefly é reconhecido pela simplicidade de manutenção, fator relevante para frotistas e usuários que priorizam custos operacionais previsíveis.

A mais recente atualização mecânica da linha foi a introdução da transmissão CVT, que simula sete marchas. O câmbio disponibiliza três modos de condução: Automático, Manual e Sport. E esse é legal, porque pode ser acionado pelo volante e instantaneamente a central eletrônica alonga as marchas, para alcançar rotações mais altas e respostas mais imediatas ao acelerador. Bem esportivo.

O compacto mantém a mesma plataforma da linha, com suspensão dianteira McPherson e traseira de eixo de torção. A calibração privilegia robustez para uso urbano e eventuais trechos de estrada de terra, proposta associada ao design aventureiro do modelo. A altura em relação ao solo é superior às demais versões, o que garante maior ângulo de ataque em situações fora do asfalto.

Bastante tecnológico, o Trekking vem equipado com controles eletrônicos de estabilidade (ESC) e tração (TC), assistente de partida em rampa (Hill Holder), freios ABS com distribuição eletrônica (EBD) e piloto automático. Esses recursos compõem o pacote de segurança ativa e complementam o desempenho mecânico em diferentes condições de condução.

Passando para o interior do veículo, uma central multimídia agora com espelhamento de celular sem fio, que permite conectar ao Android Auto e Apple Carplay, sem a necessidade de usar cabos, tornando a experiência de condução ainda mais continua e diferenciada no modelo.

Ficha Técnica – Fiat Argo Trekking 1.3 CVT (2026)

Característica Detalhe
Motor 1.3 Firefly Flex, 4 cilindros, 8V
Potência 98 cv (G) / 107 cv (E) a 6.250 rpm
Torque 13,2 kgfm (G) / 13,7 kgfm (E) a 4.000 rpm
Transmissão Automática CVT, simulação de 7 marchas
Modos de condução Automático, Manual e Sport
Tração Dianteira
Suspensão dianteira McPherson independente
Suspensão traseira Eixo de torção
Freios Discos ventilados (dianteira) / tambor (traseira)
Direção Elétrica progressiva
Consumo (fábrica) Até 13,9 km/l (gasolina, estrada)
Tanque de combustível 47 litros
Pneus e rodas Liga leve 15” (opcionais)
Dimensões (CxLxA) 3.998 x 1.724 x 1.533 mm
Entre-eixos 2.521 mm
Altura livre do solo 210 mm
Porta-malas 300 litros
Peso em ordem de marcha 1.175 kg
Capacidade do tanque Argo 5 ocupantes
Preço sugerido R$ 106.990

 

 

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