
Tech Drive: Confira avaliação do Fiat Argo Trekking, que usa o motor 1.3 Firefly acomplado num câmbio CVT
O Fiat Argo tem um quê de divisor de águas, desde que substitui o Palio como o hatchback da marca em 2017. Tem design moderno, conjunto mecânico robusto e recursos tecnológicos relevantes atualmente. A versão Trekking é mais um desses divisores, reforçando a proposta da Fiat como versão aventureira do hatch, e que ainda trazem algumas mudanças na parte mecânica.
Fizemos a avaliação do modelo, que se destaca pelo desempenho do motor 1.3 Firefly aliado à transmissão automática do tipo CVT, uma combinação que amplia a eficiência energética e o posiciona em um patamar de competitividade dentro do segmento.
O Argo Trekking utiliza o motor 1.3 Firefly, que entrega até 107 cv de potência e torque de 13,7 kgfm quando abastecido com etanol. Essa motorização é resultado do projeto desenvolvido pela Stellantis para oferecer equilíbrio entre consumo e desempenho em veículos compactos.
🔧🧑🔧 Leia a Revista Oficina News completa
👉 Acompanhe no Insta: @revistaoficinanews
O propulsor possui quatro cilindros, oito válvulas e comando variável na admissão, o que contribui para melhor aproveitamento do torque em diferentes faixas de rotação. Desde o seu lançamento, o Firefly é reconhecido pela simplicidade de manutenção, fator relevante para frotistas e usuários que priorizam custos operacionais previsíveis.
A mais recente atualização mecânica da linha foi a introdução da transmissão CVT, que simula sete marchas. O câmbio disponibiliza três modos de condução: Automático, Manual e Sport. E esse é legal, porque pode ser acionado pelo volante e instantaneamente a central eletrônica alonga as marchas, para alcançar rotações mais altas e respostas mais imediatas ao acelerador. Bem esportivo.
O compacto mantém a mesma plataforma da linha, com suspensão dianteira McPherson e traseira de eixo de torção. A calibração privilegia robustez para uso urbano e eventuais trechos de estrada de terra, proposta associada ao design aventureiro do modelo. A altura em relação ao solo é superior às demais versões, o que garante maior ângulo de ataque em situações fora do asfalto.
Bastante tecnológico, o Trekking vem equipado com controles eletrônicos de estabilidade (ESC) e tração (TC), assistente de partida em rampa (Hill Holder), freios ABS com distribuição eletrônica (EBD) e piloto automático. Esses recursos compõem o pacote de segurança ativa e complementam o desempenho mecânico em diferentes condições de condução.
Passando para o interior do veículo, uma central multimídia agora com espelhamento de celular sem fio, que permite conectar ao Android Auto e Apple Carplay, sem a necessidade de usar cabos, tornando a experiência de condução ainda mais continua e diferenciada no modelo.
Ficha Técnica – Fiat Argo Trekking 1.3 CVT (2026)
Característica | Detalhe |
Motor | 1.3 Firefly Flex, 4 cilindros, 8V |
Potência | 98 cv (G) / 107 cv (E) a 6.250 rpm |
Torque | 13,2 kgfm (G) / 13,7 kgfm (E) a 4.000 rpm |
Transmissão | Automática CVT, simulação de 7 marchas |
Modos de condução | Automático, Manual e Sport |
Tração | Dianteira |
Suspensão dianteira | McPherson independente |
Suspensão traseira | Eixo de torção |
Freios | Discos ventilados (dianteira) / tambor (traseira) |
Direção | Elétrica progressiva |
Consumo (fábrica) | Até 13,9 km/l (gasolina, estrada) |
Tanque de combustível | 47 litros |
Pneus e rodas | Liga leve 15” (opcionais) |
Dimensões (CxLxA) | 3.998 x 1.724 x 1.533 mm |
Entre-eixos | 2.521 mm |
Altura livre do solo | 210 mm |
Porta-malas | 300 litros |
Peso em ordem de marcha | 1.175 kg |
Capacidade do tanque Argo | 5 ocupantes |
Preço sugerido | R$ 106.990 |

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.