Fiat Novo Uno completa 15 anos ressaltando avanços mecânicos

Fiat Novo Uno completa 15 anos ressaltando avanços mecânicos

Em maio de 2025, a Stellantis celebra os 15 anos do lançamento do Novo Fiat Uno, modelo que revolucionou o segmento de compactos no Brasil com inovações mecânicas relevantes e um design arrojado. Apresentado ao mercado em 2010, o Novo Uno marcou o início de uma nova era com a estreia de duas motorizações inéditas: o Fire 1.0 Evo e o Fire 1.4 Evo, ambos com tecnologia flex e foco em eficiência.

🔧🧑‍🔧 Leia a Revista Oficina News completa

📺Acesse os vídeos do You Tube

👉 Acompanhe no Insta: @revistaoficinanews 

Fabricado no Polo Automotivo de Betim (MG), o modelo nasceu com o DNA da engenharia brasileira e apresentou soluções mecânicas que logo se tornaram referência entre os mecânicos e consumidores. O motor Fire 1.0 Evo entregava até 75 cv e 9,9 kgfm de torque com etanol, enquanto o 1.4 Evo chegava a 88 cv e 12,5 kgfm. Com comando de válvulas otimizado e taxa de compressão adequada ao etanol, os motores garantiam baixo consumo e manutenção acessível — pontos valorizados por oficinas de todo o país.

Fiat Novo Uno Evo completa 15 anos ressaltando avanços mecânicos

Outro marco técnico foi a introdução do sistema Start-Stop, ainda raro entre os populares. O Uno Evolution 2015 foi o primeiro carro nacional a contar com esse recurso, que desliga o motor em paradas e religa automaticamente ao acelerar, contribuindo para redução de emissões e economia de combustível no uso urbano. A robustez do sistema surpreendeu os mecânicos da época, que elogiaram a durabilidade dos componentes envolvidos, como o motor de partida reforçado e a bateria de ciclo profundo.

A evolução continuou em 2016 com o lançamento da nova linha Firefly, uma família de motores de três e quatro cilindros, e a inclusão de itens antes exclusivos de categorias superiores: controle de tração, controle de estabilidade e assistente de partida em rampa. Essas inovações consolidaram o Uno como um dos veículos mais tecnológicos de seu segmento.

Para os profissionais da reparação, o Novo Uno também se destacou pela facilidade de acesso aos componentes mecânicos, layout de motor bem distribuído e pela ampla oferta de peças no mercado, graças à continuidade da plataforma e à popularidade do modelo.

Produzido por 37 anos e com mais de 4,3 milhões de unidades fabricadas, o Uno não apenas popularizou a mobilidade no Brasil como também introduziu gerações inteiras de mecânicos a novas tecnologias automotivas. Sua contribuição vai além das ruas — ele também formou conhecimento técnico nas oficinas do país.

 

Read Previous

Revista Oficina News – troca dos filtros da Honda Twister

Read Next

Nova Chevrolet S10: evolução brutal no conjunto mecânico