
Tech Drive: Fiat Pulse Impetus: motor turbo envenenado. Quando a Fiat resolver entrar para o mundo dos SUVs já se sabia que não seria para brincadeira, o papo era sério. Assim, o Pulse chegou e depois de quase dois anos de estrada, já se sobressai na escolha dos consumidores brasileiros. E não era para menos: o SUV compacto é realmente muito eficiente.
Leia a Revista Oficina News completa
Recentemente, testamos a versão Impetus, a topo de linha, e mais uma vez, impressionou. Principalmente no desempenho do eficiente motor três cilindros, Turbo 200 Flex, compacto, leve e com baixo índice de emissões.
A engenharia da marca coloca uma parte dessa eficiência na conta do turbocompressor de baixa inércia da BorgWarner, que usa a válvula wastegate eletrônica, que se adequa às demandas do acelerador de forma ativa, e o sistema de admissão com volume reduzido, diminuindo ainda mais o turbo lag, ou o atraso do funcionamento do item.
E ainda temos o sistema MultiAir III, que também teve suas recalibrações, fazendo uma ação eletro-hidráulico para o controle flexível das válvulas de admissão, que podem abrir durante o ciclo de compressão do cilindro, o que reduz a taxa de compressão e esfria a câmara de combustão. Dessa forma, o controle sobre a detonação fica maior e não compromete o avanço de ignição.
Esse controle, segundo a Stellantis, permite antecipar a abertura das válvulas de admissão na fase de escapamento, criando uma recirculação de gases que reduz os óxidos de nitrogênio oriundos da combustão, o que ajuda na redução de emissões.
A injeção do combustível é direta, com injetores colocados quase na vertical em relação aos pistões, em ângulo de 23°, o que favorece a mistura ar-combustível. A distribuição é feita com uma corrente, mais silenciosa e que dispensa qualquer tipo de manutenção.
O resultado dessa equação é um powertrain capaz de gerar 130 cv de potência máxima com etanol e 125 cv com gasolina e amplo torque de 200 Nm (o nome do motor, ou 20,4 kgfm), disponível entre 1.750 rpm e 3.500 rpm, com quaqlquer combustível.
Temos ainda o câmbio automático CVT com sete marchas, que usa duas polias variáveis ligadas por uma correia metálica mergulhada em óleo. Mais um item com durabilidade para toda a vida, com um sistema de lubrificação selado com óleo “for life”, que não prevê trocas. A nova direção elétrica tem assistência progressiva com um diâmetro de giro de 10,5 metros.
Por fim, o modo Sport leva ainda mais diversão na condução do Fiat Pulse. Ele atua na direção, no controle de estabilidade, no mapeamento do acelerador e altera o tempo de resposta e de troca de marchas, aproveitando ainda mais a potência máxima do Turbo 200 Flex. Tudo para uma tocada mais esportiva e dinâmica. Leia mais sobre essa avaliação no site!!!

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.