Fiat Strada Ranch: a força do motor 1.0 turbo com espaço de carga

Fiat Strada Ranch: a força do motor 1.0 turbo com espaço de carga

Tech Drive: Avaçliação da Fiat Strada Ranch Turbo: a força do motor 1.0 turbo com espaço de carga

A picape mais vendida do Brasil finalmente mostrando o tempero que faltava. A nova Fiat Strada Ranch 2024 com o motor 1.0 Turbo Flex, que traz mais torque, elasticidade e eficiência para o utilitário leve que virou sinônimo de versatilidade. Durante nosso test drive, ficou claro que o conjunto mecânico não só elevou o nível da picape em desempenho, como também redefiniu sua proposta para quem precisa de robustez com conforto e tecnologia embarcada.

Fiat Strada Ranch Turbo: a forçado motor 1.0 turbo com espaço de carga

O grande destaque da versão Ranch está sob o capô. O propulsor 1.0 Turbo 200 Flex, de três cilindros com injeção direta e turboalimentação, entrega 130 cv com etanol e 125 cv com gasolina, além de um torque robusto de 20,4 kgfm, disponível logo a 1.750 rpm. É esse torque em baixa que muda completamente a experiência ao volante, especialmente quando se transporta carga ou enfrenta subidas — pontos em que o antigo motor 1.3 aspirado já mostrava limitações.

Durante o test drive, foi fácil perceber a diferença. A Strada responde com agilidade nas saídas e retomadas, mesmo com passageiros e caçamba parcialmente carregada. O motor trabalha em rotação mais baixa, reduzindo o ruído e, principalmente, o consumo. O câmbio CVT de 7 marchas simuladas, que acompanha esse conjunto, mostrou bom entrosamento com o propulsor, entregando trocas suaves e sem trancos, com comportamento que equilibra bem o modo urbano e o rodoviário.

Fiat Strada Ranch Turbo: a forçado motor 1.0 turbo com espaço de carga

Outro ponto positivo está na dirigibilidade. A suspensão mantém a mesma fórmula que fez da Strada uma referência: McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, mas com acerto específico para a versão Turbo. O resultado é um rodar firme, com bom controle da carroceria em curvas e absorção eficiente de irregularidades — sem comprometer a robustez para o uso em terrenos de terra ou pisos irregulares.

A tração dianteira se mostra mais do que suficiente para as propostas urbanas e rurais leves, e a eletrônica embarcada, com controle de tração e estabilidade, garante segurança mesmo em pisos escorregadios. Vale destacar que a Strada Ranch vem com sistema TC+, um auxílio eletrônico que simula bloqueio de diferencial e melhora a aderência em situações de baixa tração.

O comportamento dinâmico está à altura do visual mais sofisticado da Ranch. Ela é a versão topo de linha, com visual exclusivo, interior com acabamento premium e recheada de itens de conforto. Mas é mesmo o novo conjunto mecânico que redefine o patamar do modelo — e pode fazer o público migrar da Toro para a Strada com mais convicção.

Fiat Strada Ranch Turbo: a forçado motor 1.0 turbo com espaço de carga

Para quem precisa de um veículo versátil para o trabalho, confortável para o uso diário e agora ainda mais potente, a nova Strada Ranch Turbo entrega um pacote muito competitivo. E mais: com consumo de hatch e desempenho de SUV compacto, ela reafirma sua posição como a picape mais completa do segmento.

Outros destaques da picape líder do mercado brasileiro são sua impressionante capacidade de carga, ideal tanto para quem utiliza o veículo para trabalho quanto para lazer. Os modelos cabine dupla oferecem 650 kg e 844 litros. A capacidade de reboque é de 400 kg.

Ficha Técnica – Fiat Strada Ranch 2024

Especificação Dados
Motor 1.0 Turbo 200 Flex, 3 cilindros
Potência (etanol/gasolina) 130 cv / 125 cv
Torque (etanol/gasolina) 20,4 kgfm / 20,4 kgfm
Transmissão Automática CVT com 7 marchas simuladas
Tração Dianteira (4×2)
Suspensão dianteira McPherson independente
Suspensão traseira Eixo de torção com molas helicoidais
Direção Elétrica
Freios Discos ventilados na frente, tambor atrás
Rodas/Pneus Liga leve 16″ / 205/60 R16
Comprimento x Largura x Altura 4.48 m x 1.73 m x 1.57 m
Entre-eixos 2.73 m
Capacidade de carga 650 kg
Volume da caçamba 844 litros
Tanque de combustível 55 litros
 
   

 

Read Previous

OSRAM Automotive completa 100 anos com foco em mobilidade

Read Next

IVECO lança lubrificante sustentável com óleo rerrefinado