Fiat Toro 2.2 Turbodiesel: novo conjunto mecânico mais eficiente e potente

Fiat Toro 2.2 Turbodiesel: novo conjunto mecânico mais eficiente e potente

Tech Drive: Avaliação do Fiat Toro 2.2 Turbodiesel: novo conjunto mecânico mais eficiente e potente

Quem já dirigiu a Fiat Toro sabe que a picape tem uma proposta diferente. Ela nasceu para preencher o espaço entre as compactas e as médias tradicionais, e acabou criando seu próprio segmento.

Fiat Toro 2.2 Turbodiesel: novo conjuntomecânico mais eficiente e potente

Agora, a novidade está debaixo do capô: a Fiat passa a oferecer o novo motor Multijet 2.2 Turbodiesel nas versões Ranch e Volcano. O foco está em mais força, eficiência e desempenho. Para esse teste, andamos na versão Ranch, com uma cor azul muito bonita, por sinal.

O motor, de 2.184 cm³, tem quatro cilindros em linha e entrega 200 cv a 3.500 rpm, com torque de 450 Nm (45,9 kgfm) a apenas 1.500 rpm. O ganho sobre o antigo 2.0 é expressivo: 18% a mais de potência e 29% a mais de torque. Desenvolvido globalmente, o conjunto foi adaptado às condições brasileiras, equilibrando performance e economia.

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Entre os destaques técnicos estão o cabeçote de alumínio com duplo comando de válvulas, injeção direta de alta pressão de 2.000 bar, turbocompressor de geometria variável e intercooler ar-água. A admissão variável melhora a resposta em rotações intermediárias, enquanto o sistema de refrigeração com dois circuitos auxilia no controle térmico do conjunto.

A transmissão automática de nove marchas passou por ajustes para trabalhar em sintonia com o novo propulsor. O conversor de torque foi redesenhado e o diferencial alongado em 14%, o que reduziu as rotações em velocidade de cruzeiro. As relações mais longas nas marchas superiores também contribuem para economia de combustível.

O sistema de tração integral é automático, distribuindo torque entre os eixos conforme a necessidade. O conjunto é apoiado por uma suspensão dianteira McPherson com braços triangulares e barra estabilizadora, e traseira multilink independente, também com barra estabilizadora. Os amortecedores são hidráulicos pressurizados e as molas helicoidais ajustadas para suportar até 1.010 kg de carga útil.

Para lidar com a potência extra, os freios foram redimensionados. Os discos dianteiros agora têm 330 mm de diâmetro, e os traseiros, 320 mm, ambos ventilados. A direção elétrica garante leveza nas manobras e firmeza em altas velocidades, com raio de giro de 12,3 metros.

O conjunto roda-pneu é formado por rodas de liga leve 18” com pneus 225/60 R18. O peso em ordem de marcha é de 1.945 kg, e a altura livre do solo chega a 198 mm vazia. O ângulo de entrada é de 25°, e o de saída, 28°. A caçamba mantém volume útil de 937 litros e o tanque de combustível tem capacidade para 60 litros.

Produzida em Goiana (PE), a Toro 2.2 Turbodiesel reforça o caráter mecânico da picape, que agora alia desempenho de 200 cv à economia de um motor a diesel moderno. O conjunto de suspensão revisado, o câmbio de nove marchas e a tração integral automática posicionam o modelo entre as picapes médias mais completas do mercado nacional — com a vantagem de manter o equilíbrio entre conforto, eficiência e capacidade de trabalho que sempre caracterizaram a linha Toro.

Ficha Técnica – Fiat Toro Ranch 2.2 Turbodiesel AT9 AWD (MY26)

Item Descrição
Motor Multijet 2.2 Turbodiesel
Posição Transversal dianteiro
Número de cilindros 4 em linha
Cilindrada total 2.184 cm³
Diâmetro x Curso 83,8 mm x 99 mm
Taxa de compressão 15,7:1
Potência máxima 200 cv a 3.500 rpm
Torque máximo 45,87 kgfm (450 Nm) a 1.500 rpm
Número de válvulas por cilindro 4
Comando de válvulas Duplo comando no cabeçote (DOHC)
Sistema de injeção Injeção direta de diesel (2.000 bar)
Turbocompressor Geometria variável com intercooler ar-água
Combustível Diesel

 

Transmissão e Tração
Tipo de câmbio Automático de 9 marchas
Tração Integral (AWD)
Relações de marcha 1ª: 4.700 / 2ª: 2.840 / 3ª: 1.910 / 4ª: 1.380 / 5ª: 1.000 / 6ª: 0.810 / 7ª: 0.700 / 8ª: 0.580 / 9ª: 0.480 / Ré: 3.805
Relação do diferencial 3.136

 

Suspensão
Dianteira McPherson independente com braços triangulares e barra estabilizadora
Traseira Multilink independente com links longitudinais e transversais e barra estabilizadora
Amortecedores Hidráulicos pressurizados
Molas Helicoidais

 

Freios
Dianteiros Discos ventilados de 330 mm x 28 mm
Traseiros Discos ventilados de 320 mm x 22 mm

 

Direção
Tipo Pinhão e cremalheira com assistência elétrica
Diâmetro mínimo de giro 12,3 metros

 

Rodas e Pneus
Rodas Liga leve 6,5J x 18”
Pneus 225/60 R18

 

Dimensões e Capacidades
Comprimento total 4.954 mm
Largura 1.849 mm
Altura 1.677 mm
Distância entre eixos 2.982 mm
Altura livre do solo 198 mm (vazio) / 154 mm (carregado)
Ângulo de entrada / saída 25° / 28°
Peso em ordem de marcha 1.945 kg
Capacidade de carga 1.010 kg
Tanque de combustível 60 litros
Volume da caçamba 937 litros

 

Performance
Aceleração (0–100 km/h) 9,8 s (Ranch)
Velocidade máxima 201 km/h
Consumo urbano (PBEV) 10,5 km/l
Consumo rodoviário (PBEV) 13,6 km/l

 

 

 

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