Fiat Toro Volcano: com motor diesel de 170 cv

Fiat Toro Volcano: com motor diesel de 170 cv

Tech Drive: Avaliamos a Fiat Toro Volcano com motor diesel de 170 cv. Já adequado às novas leis de emissões do Proconve-L7, o motor turbodiesel do Fiat Toro é um destaque positivo do modelo. Uma das picapes mais vendidas do Brasil, a Toro que avaliamos foi a versão Volcano T350, que já utiliza o novo motor 2.0 turbodiesel MultiJet II, um conjunto desenvolvido em parceria com a FPT.

Fiat Toro Volcano: com motor diesel de 170 cv

Acesse os vídeos do You Tube

Leia a Revista Oficina News completa

Foi a necessidade pela adequação que fez a engenharia da marca adotar o sistema de injeção de ureia para controle de emissões, mais conhecido como Arla 32, que utilizado juntamente com o sistema de Redução Catalítica Seletiva para reduzir quimicamente a emissão de óxido de nitrogênio nos gases de escape.

Fiat Toro Volcano: com motor diesel de 170 cv

A engenharia da Fiat explica que o tanque de Arla 32 tem 13 litros e autonomia de até 10.000 km, ou seja, não precisa ser abastecido toda hora. A nova tecnologia não impactou no tamanho do tanque de diesel, que segue com 60 litros e permite uma autonomia superior a 760 km, de acordo com os registros da montadora.

Com o emprego de outras tecnologias na construção do motor, como injeção direta de combustível, a picape é capaz de evoluir em 170 cv de potência máxima e torque de 350 Nm (35,7 kgfm), a partir de a 1.750 rpm, sendo bastante eficaz na performance e economia. A nomenclatura T350 do modelo vem justamente dos 350 Nm do torque.

Em conjunto, temos o câmbio automático de última geração de 9 marchas, tração integral 4×4, que atua sob demanda e distribui o torque entre os eixos dianteiro e traseiro sempre que há perda de tração. Para ajudar na dirigibilidade, a direção é do tipo elétrica com pinhão e cremalheira, permitindo manobras fáceis, mesmo que não esterce muito.

Na caçamba, a Nova Toro pode levar 1.010 kg, sendo que o volume da caçamba, que é fechada é de 937 litros. Para sustentar essa capacidade de carga, a suspensão é McPherson com rodas independentes na dianteira e Multilink com rodas independentes na traseira, com molas helicoidais.

Os freios são a disco ventilado (diâmetro de 305 mm) com pinça flutuante na dianteira e a tambor (diâmetro de 295 mm) com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo na traseira, com ABS e ESC de série.

O Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS), permite auxílio ao motorista oferecendo mais conforto na condução e, principalmente, segurança. Entre os sistemas que integram a tecnologia estão o Aviso de Saída de Faixa (LDW), Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) e Comutação Automática do Farol (AHB). Todo sistema de conectividade é ofertado na Toiro Volcano, com a multimidia Connect Me, que reúne todos os recursos de informação numa tela de 10,1” com diversos serviços conectados, wi-fi e emparelhamento com smartphones Android e IOS.

 

Ficha técnica

Motor: 2.0 turbodiesel
Combustível Diesel
Cilindrada 1.956 cm³
Potência 170 cv a 3.750 rpm
Torque 35,7 kgfm a 1.750 rpm
Transmissão Automático com nove marchas
Tração Integral
Direção Elétrica com pinhão e cremalheira
Rodas e Pneus 6,5” x 17” – liga de alumínio/ 225/65 R17
Freios Dianteiro: A disco ventilado (diâmetro de 305 mm) com pinça flutuante

Traseiro: A tambor (diâmetro de 295 mm) com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo

ABS/ESC de série

Suspensões Dianteira: McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores com geometria triangular e barra estabilizadora com molas helicoidais

Traseira: Multilink com rodas independentes, links transversais e longitudinais e barra estabilizadora com molas helicoidais

Tanque de combustível 60 litros

 

Dimensões e pesos

Comprimento 4.945 mm
Largura 1.858 mm
Entre-eixos 2.982 mm
Altura 1.674 mm
Capacidade de carga 1.010 kg
Volume da caçamba 937 litros
Carga máxima rebocável (sem freio) 400 kg
Peso em ordem de marcha (Std A) 1.932 kg

 

Read Previous

ARTESP e concessionárias promovem ações para o Maio Amarelo

Read Next

Grupo RPoint abre concessionária Renault 100% feminina