Filtro de cabine automotivo merece mais atenção no verão

Filtro de cabine automotivo merece mais atenção no verão

Com o ar-condicionado sendo muito usado, o filtro de cabine automotivo merece mais atenção no verão. Por isso a Tecfil, fabricante e especialista, indica como identificar os indícios de desgaste e quando realizar a troca. Filtros que retém até 99% das impurezas são solução eficiente para manter a boa qualidade do ar dentro do cockpit do carro.

Segundo a empresa, para garantir um funcionamento mais eficiente são necessários alguns cuidados especiais como a limpeza do sistema e a troca do filtro de cabine.

Entre no nosso podcast

Acesse os vídeos do You Tube

Leia a Revista Oficina News completa

Responsável por filtrar o ar que vem do sistema de ar-condicionado, o filtro de cabine costuma estar localizado atrás do porta-luvas, mas, também, pode estar sob o painel. Seu trabalho é impedir que resíduos, poeira, pólen, mofo e até mesmo pequenos pedaços de folhas cheguem ao sistema de ar-condicionado e consequentemente na cabine do veículo e seus ocupantes.

Segundo Plinio Fazol, gerente de marketing e novos produtos da Tecfi, pesquisas mostram que, quando a troca deste filtro não é realizada no tempo adequado, a concentração de poluentes dentro de um veículo pode ser muito maior que fora dele, podendo causar doenças alérgicas e respiratórias, como crises de rinite, sinusite, asma, bronquite e até pneumonia.

“Com os dutos impregnados por sujeiras e bactérias, o ambiente interno do veículo é contaminado, e os ocupantes passam a respirar um ar muito poluído. Além disso, o ar-condicionado pode acabar forçando o trabalho do compressor de ar, gerando também aumento do consumo de combustível”, explica Plinio Fazol, gerente de Marketing e Novos Produtos da Tecfil. Os filtros de cabine da Tecfil retêm até 99% das impurezas e são capazes de filtrar partículas até 25 vezes menores que um fio de cabelo.

Na hora da troca

Mas como saber se já está na hora de trocar o filtro? Segundo Plínio, o filtro de cabine apresenta alguns sinais quando já está no momento (ou quando já passou da hora) de trocá-lo. Se o motorista percebe que o ar-condicionado está perdendo sua eficiência mesmo refrigerando o veículo ou apresentando mau cheiro, pode ser a hora de revisar o filtro.

Fazol acrescenta que há ainda uma forma mais simples de verificar se já está na hora da troca. “O filtro costuma apresentar algumas marcas visuais que deixam clara a necessidade da troca como partículas escuras de poeira e resíduos”, conta.  O filtro de cabine também pode apresentar outros sinais como rasgos ou falhas no papel, e acúmulo de sujeira que obstruem os poros do papel. “É sempre importante lembrar que não se deve lavar os filtros ou aplicar jatos de ar para limpá-los. O motorista pode acabar comprometendo ainda mais a qualidade das fibras e piorar a situação”, alerta.

Para evitar estes problemas, é preciso ficar atento à vida útil do filtro, que varia de acordo com a quantidade de contaminação existente no ar. Em ambientes urbanos, por exemplo, a Tecfil orienta que os filtros de cabine sejam trocados entre seis meses e um ano, no máximo. Este tempo pode ser ainda menor quando o veículo roda em locais com grande quantidade de terra e poeira.  “Ter estes prazos em mente é importante para fazer uma averiguação periódica”, ressalta o executivo.

“Hoje, contamos ainda com a linha de filtros de cabine com carvão ativado, que além de reter todas as impurezas, também auxilia na retenção de odores do ar externo que entram para a cabine do veículo”, conclui Fazol.

A Tecfil recomenda fazer a troca de todos os filtros na hora da troca do óleo. Além de trocar o óleo, é muito importante que o proprietário do veículo se atente em fazer a troca completa dos filtros de óleo, ar, combustível e cabine, principalmente o filtro de cabine que está ligado diretamente a saúde dos ocupantes. Realizar a higienização do sistema de ar-condicionado, como os dutos e difusores que o ar percorre, também contribui na hora de instalar um novo filtro.

Read Previous

Cofap fornece tubos internos com buchas teflon para motocicletas

Read Next

NGK orienta sobre dirigir motocicletas na chuva com segurança