
A Ford exibiu nessa semana o novo motor 1.0 EcoBoost, um conjunto equipado com turbocompressor, com avançada tecnologia e utilizado pela marca no mundo inteiro, inclusive em outras motorizações.
Responsável por equipar o News Fiesta 1.0 aqui no Brasil, o propulsor promete ser até 20% mais econômico no consumo de combustível e emitir 15% de CO2. Montado num bloco de três cilindros, o Ecoboost 1.0 gera 125 cv de potência, graças à eficiente combinação de três tecnologias: turboalimentação, injeção direta de combustível e comando de válvulas variável, além de outras inovações.
A família global EcoBoost é formada por sete modelos de motores: 1.0 de três cilindros; 1.5, 1.6, 2.0 e 2.3 de quatro cilindros; além dos V6 2.7 e 3.5. Está presente ainda em modelos esportivos e de competição, em versões com preparação especial, como o Focus RS, a F-150 Raptor e o novo Ford GT, mostrando a versatilidade da tecnologia quando se deseja privilegiar a performance. No Brasil, a família Ecoboost foi introduzido no Fusion na versão 2.0,
A engenharia da Ford continua a pesquisar novos caminhos para aprimorar ainda mais as qualidades dos motores EcoBoost. Para isso, são estudadas ao mesmo tempo várias estratégias, focadas principalmente em novos materiais e designs para redução de peso e atrito, além de avanços nas tecnologias de turbocompressor e injeção de combustível.

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.