
Utilitário queridinho do brasileiro oferece uma versão mais em conta com câmbio automático e combina tecnologia e flexibilidade
Texto: Carol Vilanova
Fotos: Edinho Paiva
Desde o lançamento da sua primeira versão, em 2003, o Ford EcoSport caiu mas graças do brasileiro. Um utilitário mais acessível em relação a preço, com a manutenção mais fácil por ser construído sobre a plataforma de um carro popular, o Fiesta, um modelo com posição elevada ao dirigir.
Com o passar dos anos, foram chegando as inovações, em 2005 foi o primeiro utilitário esportivo com motor flex, na versão 1.6, e em 2007 ganhou a versão com câmbio automático. Tudo o que agradava o motorista e era conhecido do mecânico. Tanto que recentemente alcançou o marco de 1 milhão de unidades produzidas na fábrica de Camaçari, na Bahia.
E se o EcoSport era o queridinho, em 2012 quando ganhou a reestilização e o status de global, ficou mais ainda. Com estilo e beleza de carro importado. Nessa época também ganhou o motor Sigma 1.6, aclamado mundialmente. Hoje é ofertado nas versões 1.6 e 2.0, tanto manual quanto automático.
Fizemos o teste no EcoSport 1.6 Freestyle Automático, que traz mecânica bastante moderna, com motor leve e tecnológico, gerando boa performance e baixas emissões de poluentes. O preço é bom, pelo menos para um utilitário, a partir de R$ 68.690,00.
O motor foi construído em alumínio, é leve e tem componentes internos com atrito reduzido. Adota a tecnologia Ti-VCT de abertura eletrônica de válvulas, com duplo comando variável, são 16 válvulas. Assim, consegue agregar torque alto mesmo em baixas rotações.
O acelerador é eletrônico e apresenta uma grande novidade: correia elástica no lugar da tradicional corrente de distribuição muito usada pela Ford, mantendo pressão mesmo sem o tensionador, proporcionando funcionamento macio, com menor ruído e mais durabilidade.
A fórmula se converte em 131 cv de potência com etanol e 126 cv com uso de gasolina. Já o torque máximo atinge os 16,4 Kgfm com etanol e 15,4 kgfm quando abastecido com gasolina.
Casando com o motor está a moderna transmissão sequencial de seis marchas do tipo sequencial com dupla embreagem. Gostoso de dirigir, tem direção elétrica, ou seja, é leve nas manobras e firme em alta velocidade.
Como equipamentos de série oferece ainda o ar-condicionado, sistema multimídia SYNC, faróis de LED, duplo airbag e freios ABS, além dos controles eletrônico de estabilidade com o assistente de partida em rampa, que mantém o sistema de freios acionado em ladeiras para facilitar as saídas.
Um modelo com design moderno, altura elevada do solo e com conceito de esportividade, proporciona conforto e agilidade em diferentes condições de rodagem. Tem espaço garantido nas brasileiras.
Ficha técnica
Motor | Sigma 1.6 16V Ti-VCT |
Combustível | Etanol e Gasolina |
Válvulas | 16 |
Cilindrada | 1.596 cm3 |
Alimentação | Injeção multi ponto |
Potência | 131 cv (etanol) e 126 cv (gasolina) |
Torque | 16,4 Kgfm (etanol) e 15,4 kgfm (gasolina) |
Câmbio | Automático de seis marchas |
Embreagem | Dupla |
Tração | Dianteira |
Direção | Elétrica |
Suspensão dianteira | Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal |
Suspensão traseira | Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal |
Freios | Na dianteira a disco ventilados e na traseira discos sólidos |

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.