
O mercado norte-americano passa a vender o que a Ford chamou de “o Focus de série mais rápido do mundo”. O modelo na versão RS é equipado com motor 2.3 EcoBoost de 350 cv, que tem a capacidade de atingir a velocidade final de R$ 265 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos.
É explicado pela marca que a tecnologia EcoBoost aplicada no Focus RS é voltada à potência, com duplo turbo de baixa inércia que garante maior fluxo de ar em todas as faixas de rotação do motor. Essa versão esportiva é oferecida apenas com transmissão manual, e traz inovações como a tração integral com controle dinâmico de torque da Ford Performance – divisão de superesportivos da marca – que eleva a dirigibilidade, a aderência e a velocidade em curvas a um novo nível.
O Ford Focus RS tem quatro modos de direção: Normal, Sport, Track e o inédito Drift, que permite derrapagens controladas. Em cada modo, o sistema de tração, os controles dos amortecedores de estabilidade e as respostas da direção e do motor são configurados para oferecer o melhor desempenho, de acordo com o que o motorista precisa.
Para regiões de frio rigoroso, o modelo pode contar com rodas e pneus de inverno como acessório de fábrica. Outra inovação do esportivo é o sistema que permite religar o motor, caso ele apagar, somente pisando na embreagem, sem a necessidade de dar a partida na chave ou colocar o câmbio em ponto morto.

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.