Freios desgastados, sinal de perigo

Atenção é total, quando os freios estão desgastados, a segurança do veículo é colocado a prova. O sistema de freios é projetado para fazer a frenagem do veículo, portanto merece atenção especial na hora da manutenção.

Os componentes que fazem parte do sistema são pinça, disco, tambor, servo freio, cilindro mestre e de rodas, pastilha, lonas e tubulação, e numa revisão, que deve ser realizada de acordo com o manual do proprietário todos esses itens devem ser inspecionados.

Segundo as orientações da Nakata, o freio tem a função de paralisar a roda que por sua vez através do atrito do pneu com o solo imobiliza o veículo. O sistema de freio automotivo tem vários tipos, o mais utilizado é o hidráulico servo assistido disco/disco ou disco/tambor. Ficar atento a ruídos, vibração, pedal baixo, pedal duro, podem indicar desgaste e sinal de advertência no painel.

“Revisar o veículo com periodicidade recomendada pelo fabricante, lembrar que a forma de conduzir o veículo também influencia no desgaste do freio. Portanto, é importante, por exemplo, utilizar o   motor como freio em declives acentuados”, comenta Jair Silva, gerente da qualidade e serviços da Nakata.

Ele alerta que muitos fatores podem contribuir negativamente para a durabilidade do freio, como a contaminação de agentes externos rugosidade do disco, sobrecarga no freio dianteiro e modo de dirigir do motorista.

A pastilha também é um item importante, e sempre que for substituída deve-se levar em conta a substituição dos discos. Jair destaca que na maioria das situações, a troca se faz necessária: “A usinagem da superfície do disco usado não é uma retifica como nos discos novos e em muitos casos, é o acabamento desta superfície com elevada rugosidade, que acaba gerando ruídos na frenagem“, explica o gerente.

Editado por Carol Vilanova

 

 

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