
Tech Drive: Avaliamos o GWM Ora 03 Skin BEV 48: motor elétrico mostra agilidade no uso urbano
A vida dos brasileiros com veículos elétricos ainda está em construção, mas já começa a ganhar força com modelos que se encaixam nos mais variados perfis de motoristas. E para não perder espaço no mercado a GWM atualizou o compacto Ora 03 na linha 2026. E não foram apenas mudanças estéticas, mas também ajustes que tornam a experiência de condução mais completa.
A bordo do Ora a gente percebe bem isso. Nossa versão é a 03 Skin BEV 48, equipada com motor dianteiro elétrico de 171 cv e bateria de 48 kWh. Um carro 100% elétrico, moderno e perfeito para o trecho urbano.
Equipa o Ora BEV48 um propulsor elétrico síncrono de ímã permanente. Montado na dianteira e acoplado a uma transmissão de relação única, ele entrega 171 cv de potência e 25,5 kgfm de torque imediato. E dá pra sentir. São seis modos de condução e 3 assistentes de direção (conforto, normal e esportivo).
A bateria de 48 kWh, com tecnologia de lítio ferro fosfato (LFP), foi escolhida pela robustez e estabilidade térmica, características valorizadas em cenários de uso urbano intenso e de clima quente como o brasileiro. A autonomia oficial é de 232 km no ciclo do Inmetro, mas no mostrador, tínhamos 270 km com a carga cheia.
O conjunto de suspensão é formado por sistema McPherson na dianteira, com barra estabilizadora, e eixo de torção na traseira. É uma solução bastante utilizada em veículos compactos, que busca equilibrar custo, conforto e dirigibilidade.
No Ora 03, o acerto prioriza a suavidade, absorvendo bem irregularidades comuns em vias urbanas. Ainda assim, o peso extra das baterias, que leva o carro a cerca de 1.540 kg, exige uma calibração firme para evitar balanços excessivos.
O resultado é um rodar estável, mesmo em curvas mais fechadas, com a vantagem adicional da posição baixa das baterias no assoalho, o que reduz o centro de gravidade e melhora a sensação de segurança.
A direção elétrica progressiva é leve em manobras, facilitando a condução em espaços apertados, e transmite boa firmeza em velocidades mais altas. O sistema de freios regenerativos auxilia tanto na recarga parcial da bateria quanto na eficiência de frenagem. E todo pacote de assistência ao motorista, garantindo uma condução semiautônoma nível 2+.
Outro destaque é um pacote bem completo de conectividade com tela de multimídia de 10,25 polegada e um computador de bordo com tela de LCD de 10,25 polegadas para uso do motorista. E o aplicativo My GWM, que permite o monitoramento e o controle remoto de diversas funções do veículo.
Peso e dimensões
Com 4,23 metros de comprimento e entre-eixos de 2,65 m, o Ora 03 Skin BEV48 oferece espaço suficiente para cinco ocupantes, mantendo a proposta de hatch urbano com pegada premium. O porta-malas tem 228 litros, adequado ao uso cotidiano, mas pode chegar a 858 litros com bancos rebatidos, o que amplia a versatilidade.
O vão livre do solo de 13,5 cm exige atenção em valetas mais altas e rampas de garagem, um ponto comum em veículos com foco urbano.
Impressões gerais
O conjunto mecânico do Ora 03 Skin BEV48 confirma que a proposta do modelo é entregar desempenho consistente, com foco em agilidade urbana e condução confortável. A potência de 171 cv não busca esportividade, mas garante ao motorista a confiança de contar com torque pleno em qualquer situação de tráfego.
Para oficinas e mecânicos, o destaque está na simplicidade do conjunto: motor dianteiro único, tração simples e suspensão conhecida no mercado brasileiro, o que tende a facilitar a manutenção ao longo do tempo.
O GWM Ora 03 Skin BEV48 linha 2026 mostra como a eletrificação pode ser adaptada à realidade brasileira sem abrir mão de desempenho. Seu motor de 171 cv, aliado ao torque imediato, entrega a agilidade que o trânsito das grandes cidades exige, enquanto a suspensão e o conjunto de baterias priorizam conforto e estabilidade.
Mais do que um elétrico de entrada premium, o Ora 03 se posiciona como um carro urbano eficiente, que traduz em sua mecânica a proposta de ser prático e confiável para quem deseja dar o primeiro passo no universo da mobilidade elétrica.

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.