Honda Civic Híbrido: dois motores elétricos e um a combustão 

Honda Civic Híbrido: dois motores elétricos e um a combustão 

Tech Drive: Confira a avaliação do Honda Civic Híbrido: dois motores elétricos e um a combustão 

Um sedã que por cerca de 25 anos foi motivo de orgulho da marca no Brasil, o Honda Civic volta ao cenário nacional em sua 11ª geração na versão híbrida, pra lá de eficiente. O Honda Civic e:HEV – esse é o nome próprio do Civic Híbrido – tem o visual bem diferente do modelo da Geração 10, mas continua agradando quem dirige.

Honda Civic Híbrido: dois motores elétricos e um a combustão 

Testamos o modelo que tem na sustentabilidade, segurança e prazer de dirigir seus mais importantes pilares. De baixo do capô, a tecnologia e:HEV combina dois motores elétricos com um novo motor 2.0 a combustão, de ciclo Atkinson, que adota a injeção direta de combustível, apenas gasolina.

Acesse os vídeos do You Tube

Leia a Revista Oficina News completa

A ideia é que o veículo trabalhe com baixos índices em termos de consumo e emissões de CO2, além da soma dos sistemas de direção e suspensão projetados para proporcionar uma boa dinâmica superior e respostas precisas.

O powertrain e:HEV proporciona condução diferenciada, com aceleração e respostas vigorosas, combinada a um consumo de combustível excepcional. A engenharia da marca explica que a tecnologia combina um motor elétrico de alta potência – 184 cv e 32,1 kgfm –, que trabalha em conjunto com o motor a gasolina de 2,0 litros de 143 cv de potência a 6.000 rpm e 19,1 kgfm de torque máximo a 4.500 rpm.

Honda Civic Híbrido: dois motores elétricos e um a combustão 

Enquanto isso, um segundo motor elétrico é responsável por gerar energia para a IPU – Intelligent Power Unit, o compacto conjunto de baterias de íons de lítio posicionado sob o assento do banco traseiro.

A marca conta que o novo motor 2.0 litros de ciclo Atkinson opera com um sistema de injeção direta de combustível que permite múltiplos pulsos na câmara de combustão, processo conhecido como “multistage injection”. Dessa forma, o conjunto consegue ampliar a faixa de atuação estequiométrica, com consequente ganho de eficiência.

Aí temos três modos de condução:  EV Drive, 100% elétrico; Hybrid Drive, elétrico e combustão; e Engine Drive, somente combustão – que se alternam automaticamente em função de fatores como topografia, demanda de acelerador, nível de energia nas baterias etc.  Na grande maioria das situações, o Civic Híbrido é tracionado pelo motor elétrico (EV Drive).

Honda Civic Híbrido: dois motores elétricos e um a combustão 

Em relação aos sistemas de segurança e assistência à condução, o Honda SENSING ganhou aprimoramentos e para a conectividade, o Civic Híbrido dispõe de uma central multimídia com tela de 9”, com opção de emparelhamento com Apple CarPlay e Android Auto. No painel de instrumentos digital de 10,2” colorido são exibidas informações sobre a condução, nível de energia armazenado/regenerado etc.

Read Previous

Fras-le amplia linha de pastilhas de freio para veículos elétricos e híbridos

Read Next

Delphi explica sobre importância de aditivos de radiador