
A montadora chinesa Jac Motors acaba de lançar o primeiro veículo da marca equipado com câmbio automático, o JAC T5 CVT. Seguindo o conceito de carro completo com preço mais acessível, o modelo chega com valor de R$ 69.990, mesmo preço da versão manual.
O novo JAC T5 CVT é equipado com o motor 1.5 16V VVT JetFlex, já conhecido pelo público brasileiro, que conta com o variador de fase no comando de admissão (VVT) e é capaz de gerar potência máxima de 127 cv com etanol e 125 cv com uso de gasolina, sempre a 6.000 rpm. O modelo utiliza o sistema bicombustível JetFlex, que dispensa o uso do tanquinho de gasolina para as partidas a frio.

A grande novidade, porém, é o câmbio do tipo CVT, desenvolvida pela Punch Power Train, da Bélgica e que pode ser utilizado nos modos “D” (drive), “S” (sport) e sequencial ou manual. A nova transmissão foi adaptada para o gosto do brasileiro por meio de nova calibração da TCU (Transmission Control Unit, ou Unidade de Controle da Transmissão), visando gerar maior agilidade de resposta aos comandos do acelerador.
O novo T5 vem equipado com todos os itens tradicionais dos modelos da marca, mais cruise control, ESP, ar-condicionado digital, e um kit multimídia com mirror link e tela de 8 polegadas, entre outros itens de série.

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.