
Tech Drive: Jeep Renegade Série S: motor turbo e tração nas quatro rodas. Ninguém pode negar que o Jeep Renegade é um carro diferente e divertido de dirigir, primeiro pela sua posição elevada no volante e depois por toda tecnologia que oferece num veículo tão icônico. Mas um Renegade 4×4 é ainda mais divertido, mesmo quando a maior parte do trecho foi feito em vias asfaltadas.
A versão que testamos foi a Série S, uma das topo de gama, que além do visual atualizado dentro e fora da cabine, utiliza tecnologias avançadas de segurança, conforto e conectividade, com um motor moderno e também divertido: o T270.
Leia a Revista Oficina News completa
O mesmo conjunto vem sendo amplamente utilizado pela Stellantis, no Fiat Toro e nos Jeeps Compass e Commander. É um 1.3 turbo com 16 válvulas, que tem sua estrutura esculpida em bloco de alumínio, o que reduz seu peso e esquenta mais rápido pela menor resistência à condução de calor.
A tecnologia MultiAir III da Stellantis também está presente por meio do sistema eletro-hidráulico que controla a duração e a elevação das válvulas de admissão. Além disso, a injeção direta de combustível dentro da câmara de combustão tem ângulo dos injetores posicionados quase verticalmente a 23 graus, reduzindo as emissões por conta do menor contato do spray com a parede do cilindro.
O nosso modelo traz a tração 4×4 com reduzida e bloqueio de diferencial, além de uma transmissão automática de 9 velocidades. Dessa forma, a potência máxima alcançada é de 185 cv com uso do etanol e 180 cv com gasolina, sempre a 5.750 rpm. Já o torque de 270 Nm, que dá o nome ao motor, equivale a 27,5 kgfm com ambos os combustíveis a 1.750 giros.
São cinco modos de condução que ajustam os parâmetros do motor, câmbio e bloqueio de diferencial traseiro conforme o tipo de piso e desejo do motorista. O pacote fora de estrada é complementado pelas funções 4WD Low, que prioriza as relações mais curtas do câmbio automático, 4WD Lock, que faz o bloqueio do diferencial traseiro, e o Hill Descent Control, capaz de manter automaticamente a velocidade do veículo mesmo em descidas íngremes.
Entre os equipamentos de conforto e segurança, estão os seis airbags, faróis Full LED, detector de fadiga, alerta de assistente de manutenção de faixa e frenagem autônoma de emergência. O Novo Jeep Renegade traz ainda sistema multimídia com tela de até 8,4 polegadas com integração sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, entre outras funções.

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.