
O Laboratório Químico do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva – localizado nas dependências do Polo Tecnológico de Sorocaba, deu início aos primeiros testes, que foram para certificação de fluido de freios.
Sergio Kina, gerente Técnico do IQA, explicou que foram realizados quatro ensaios: perda por evaporação, teor de água, ponto de ebulição em equilíbrio de refluxo como recebido e ponto de ebulição em equilíbrio de refluxo úmido.
“Foram testes padrões para garantir que os produtos produzidos hoje têm a mesma especificação dos avaliados há um ano, quando foi feita a última certificação”, explica Kina ao comentar que todas as amostras estavam de acordo com as normas técnicas.
O Laboratório funciona com equipamentos de última geração, e tem ainda capacidade para realizar ensaios Arla 32, líquido aditivo de radiador e demais produtos químicos utilizados pela indústria automotiva.
Na lista de equipamentos, destaque para o instrumento de medição ICP – OES (Inductively Coupled Plasma-Atomic Emission Spectrometer – sigla em inglês para Espectrometria de Emissão Atômica por Plasma Acoplado Indutivamente), que realiza análise de elementos em diferentes matrizes sólidas, líquidas, orgânicas e inorgânica, Espectrômetro FTIR (espectroscopia de infravermelho), para identificar um composto ou investigar a composição de uma amostra, e o Espectrofotômetro UV, utilizado para determinar de um modo quantitativo a concentração de substâncias em solução que absorvem radiação.
Além disso, conta com Titulador Karl Fischer, usado para determinar traços de água em uma amostra, Refratômetro Digital de alta precisão, para medir a concentração das misturas de fluidos (açúcar em bebidas, impurezas em óleos, combustíveis etc.) com precisão de cinco casas decimais, e Balança Analítica de alta precisão, para pesagem de amostras e reagentes (precisão de até 0,00001 g), entre outros.

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.