Maxivan Jac T8 tem motor forte e muita versatilidade

Modelo tipo maxvan é equipado com motor 2.0 turbo e conta com configuração de assentos 2+2+3 e muitos recursos tecnológicos 

Texto e fotos: Carolina Vilanova 

Do alto dos seus 5m10 de comprimento, o Jac T8 chegou com o propósito de ser uma van de transporte para um motorista e seis passageiros, bem confortavelmente acomodados. Na China, onde é produzida, esse mercado é bastante competitivo, mas ainda não tem muita força no Brasil, que é dominado pelas vans tradicionais.

oficinanews_Jac-T8_1

Chamado de maxvan pela marca, o T8 oferece versatilidade, funcionalidade e robustez, além de uma boa dose de diversão, principalmente entre as crianças, apesar de ter a proposta de ser usado por executivos, por conta dos itens mais sofisticados que oferece, como os assentos mais confortáveis.

oficinanews_Jac-T8_10

Posição de dirigir nota 10, alta e imponente, e apesar de ser grande, não é muito largo – tem 1,84 metro de largura -, então, o tráfego pela cidade não é sofrível. E como é de praxe na Jac Motors, o T8 vem “completão”: air bag duplo, ABS com EBD, ar e direção, rodas de liga leve, kit multimídia e ainda sensores e câmera de ré.

oficinanews_Jac-T8_3

A maxvan da Jac Motors tem como grande diferencial a configuração de assentos 2+2+3, isso mesmo, a primeira fileira de trás tem dois bancos individuais, reclináveis, removíveis e que giram 360 graus – mas atenção, quando estão virados para tràs não é possível usar o cinto de segurança, então só podem ser usados assim se o veículo estiver parado. Tudo com bastante espaço. Os bancos dianteiros tem aquecimento e ajuste elétrico e para ficar mais luxuoso, o T8 conta com teto solar e ar-condicionado com controle independente para o compartimento traseiro.

Banco virado para trás só estacionado, pois não dá para colocar o cinto de segurança
Banco virado para trás só estacionado, pois não dá para colocar o cinto de segurança

Falando ainda do interior, a maxvan dispõe de vários porta-copos e porta-trecos, volante revestido em couro com regulagem de altura, comandos multifunção, computador de bordo e direção hidráulica, além de um conjunto multimídia de primeira.

oficinanews_Jac-T8_6

Motor e itens mecânicos

Mas vamos ao que interessa: conjunto mecânico. O T8 é equipado com motor DOHC 2 litros de 16 válvulas e turbocompressor, assistido por intercooler. Isso somado a uma caixa de transmissão manual de seis velocidades, talvez esse seja um pecado do modelo: a falta do câmbio automático.

oficinanews_Jac-T8_4

Dessa maneira, é capaz de entregar a potência de 175 cv a 5.400 rpm e torque de 260 Nm mantendo-se constante de 2.000 a 4.000 rpm. Apesar do tamanho da maxvan, essa configuração oferece boa dirigibilidade e força quando exigida, e o consumo de combustível não é assim tão alto, por ser uma van pesada. Anda muito, pois o tanque de gasolina tem capacidade de 80 litros.

oficinanews_Jac-T8_9

Falando da suspensão, o modelo conta com triângulos inferiores e superiores na dianteira e na traseira conta com um eixo rígido e o diferencial, afinal a tração é nas rodas de trás. Tanto no eixo dianteiro quanto no traseiro são usadas molas molas helicoidais progressivas e barras estabilizadoras. As rodas de 17” são em liga de alumínio com pneus 225/60 e os freios tanto dianteiros como traseiros são a disco ventilado com ABS e EBD.

oficinanews_Jac-T8_8

 

FICHA TÉCNICA

Motor:                                 Quatro cilindros em linha, duplo comando de válvulas com turbo e intercooler

Cilindradas:                        1997 cc

Potência Máxima:           175 cv a5400 rpm

Torque Máximo:             260 Nm a 4000± 500 rpm

Taxa de compressão:    8,5:1

Diâmetro x Curso:           85 mm x 88 mm

 

Transmissão:                     manual de seis velocidades

Tração:                                traseira

 

Suspensão

Dianteira:                           barra estabilizadora

Traseira:                              eixo rígido e barra estabilizadora

Freios:                                     discos ventilados na dianteira e na traseira

 

Pneus:                                 215/70 R15

Rodas:                                 em liga de alumínio 15″

Read Previous

Fras-le é finalista no Prêmio REI de autopeças

Read Next

Renault produzirá Logan e Sandero na Argentina